Espaço de notícias da região centro

domingo, 28 de dezembro de 2014


Autarquia vai revitalizar algumas das tradições do certame,

Vouzela comemora 100 anos das Festas do Castelo em 2015

 

O concelho de Vouzela assinala, em 2015, o centenário das Festas do Castelo.

 

Para celebrar e promover a efeméride, o Município de Vouzela pretende apostar na recuperação e revitalização  de algumas tradições que fizeram parte da história dos 100 anos das Festas do Castelo.

 

Algumas iniciativas do programa foram apresentadas no dia 19 de dezembro, em conferência de imprensa, na qual esteve presente, para além do executivo da autarquia, representantes da comissão executiva e da comissão consultiva, órgãos constituídos a convite da autarquia que pretendeu reunir elementos de diversas faixas etárias, representativos da comunidade vouzelense. “O Município agradece profundamente a disponibilidade e o amor à terra destas pessoas que têm estado a trabalhar há alguns meses naquele que pretendemos que seja um vasto e arrojado programa comemorativo dos 100 anos das Festas do Castelo”, sublinhou Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

 

Segundo o autarca, as comemorações terão início a 8 de maio com a erguidela de mastro na capela da Srª do Castelo e salva de 21 tiros e terminam a 15 de agosto com o Dia da Família Vouzelense, também na Srª do Castelo. De permeio irão realizar-se as já habituais atividades da autarquia, nomeadamente o festival de doçaria, o festival da vitela de Lafões, a feira do livro, entre outras e as novas propostas apresentadas pela comissão, como o dia da música portuguesa, o dia da comunicação social, o dia da filarmonia, a festa do emigrante e a recriação da capucha, uma das mais emblemáticas iniciativas das Festas do Castelo e que faz parte do imaginário de muitos vouzelenses.

 

Para Rui Ladeira, os objetivos destas comemorações passam por construir as memórias das novas gerações, através da aposta na recuperação de tradições, valorizar ainda mais os fatores de atratividade do certame, atrair novos públicos e promover e desenvolver o concelho e a região.

 

Durante a conferência de imprensa foi ainda dado a conhecer o trabalho vencedor do concurso de ideias para a criação de logótipo comemorativo dos 100 anos das festas do Castelo.

 

A vencedora foi Joana Simões, de Mogueirães (Vouzela), cuja inspiração para o trabalho partiu da ponte, com os arcos a criarem o número 100. Ao cimo, uma linha que completa a ponte e que simboliza também a linha do tempo. As cores escolhidas foram o vermelho e o amarelo, as cores do município.

 

A partir do próximo ano o logótipo vencedor irá estar presente em todos os documentos da autarquia, cartazes e qualquer outro tipo de material promocional do evento 100 anos das Festas do Castelo.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários: