Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 3 de março de 2015

Três fornos comunitários tradicionais de Santos-Evos, Viseu, reacendem-se hoje, 22 de fevereiro, pelas 16H30, na sequência de uma operação de recuperação.
 
Os fornos encontravam-se em estado avançado de degradação, praticamente em ruínas, tendo sido objeto de reabilitação ao abrigo de um projeto financiado por fundos comunitários do PRODER, geridos pela Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP).
 
Os fornos de lenha passarão a ser reutilizados pela população local com uma regularidade, pelo menos, semanal, estando ao dispor de toda a comunidade.
 
Participam do momento o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Rodrigues, e o Presidente da ADDLAP e Vereador da Câmara Municipal com o pelouro das freguesias e do desenvolvimento rural, João Paulo Gouveia.
 
Para Almeida Henriques, «este é um momento particularmente simbólico para a identidade local e autenticidade rural de Santos-Evos. O reabilitação das nossas aldeias e do sentido comunitário é uma aposta estratégia na preservação e desenvolvimento do espaço rural».
 
Antes desta reativação, o Presidente da Câmara celebra contratos locais de delegação de competências e de cooperação, na sede da Junta de Freguesia, num valor global de 23 mil euros.

Sem comentários: