Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 28 de abril de 2015

China em grande no 1.º Concurso Internacional de Piano de Viseu
23 candidatos representam 16 países
 
 
Oriundos de diversos países do mundo, 23 jovens músicos vão disputar o 1.º prémio do Concurso Internacional de Piano de Viseu que se realiza entre 22 e 25 de abril, no âmbito do Festival de Música da Primavera de Viseu.
 
Os 23 jovens têm idades entre os 15 e os 28 anos e representam 16 países. A China é o país com mais candidatos, contando cinco. Portugal está representado por um candidato: Vasco Dantas Rocha.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “estes números são a prova da internacionalização bem sucedida do festival e do seu concurso. Viseu pode ser uma montra dos jovens talentos da música mundial. Temos um modelo de organização local muito atrativo”.
 
Os pianistas propõem-se a tocar “o que existe de mais difícil, obras extraordinariamente arriscadas que músicos consagrados já não tocam”, observa José Carlos Sousa, diretor artístico do festival e, também, responsável pela direção do Conservatório de Música Regional de Viseu.
 
O primeiro prémio é de 6 mil euros e a possibilidade de participar da próxima edição do festival.
 
A exemplo da prova final do 1.º Concurso Internacional de Guitarra, realizado no ano passado, a de Piano, que se realizará a 25 de abril, entre três músicos, proporcionará ao público momentos de elevada qualidade musical. Será às 21H30 no Viriato Teatro Municipal. A disputa pelo 1.º prémio começa a 22 de abril às 9.30h, com um programa livre que inclui um estudo de Chopin e um prelúdio e fuga de Bach.
 
O concurso em estreia, uma parceria entre a Câmara Municipal de Viseu e o Conservatório Regional de Música de Viseu, sublinha a qualidade de um festival que se tem vindo progressivamente a afirmar internacionalmente ao apresentar este ano um cartaz com músicos como Richard Galliano – quebrou barreiras musicais, introduzindo o acordeão no jazz –, Sara Daneshpour – laureada pela American Pianists Association, Sébasten Walnier – principal violoncelista da Óperea de la Monnaie, em Bruxelas, entre outros.

Sem comentários: