Espaço de notícias da região centro

sábado, 18 de julho de 2015

Estrada Viseu/Satão será requalificada e alargada e Parque Empresarial do Mundão terá ligação ao ex-IP5
Projeto foi apresentado na presença do Primeiro-Ministro e do Presidente da Câmara de Viseu


O Instituto das Infraestruturas de Portugal e o Município de Viseu acordaram hoje, na presença do Primeiro-Ministro,  a construção de uma variante à Estrada Nacional 229, que ligará o Parque Empresarial do Mundão e o nó do ex-IP5.

No protocolo que foi celebrado, as Infraestruturas de Portugal assumem ainda o compromisso  de beneficiação e alargamento da Estrada Nacional 229, numa extensão de 10 quilómetros, entre Viseu (Parque Empresarial do Mundão) e o nó de Sátão, e de financiar a requalificação do troço do ex-IP5 no concelho de Viseu, numa extensão de 20 quilómetros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o compromisso hoje firmado com o Estado Central é uma boa notícia para a competitividade e a mobilidade regional.  De uma assentada, com conta, peso e medida, resolvemos três problemas: desencravamos o parque empresarial do Mundão que sofre de sérios constrangimentos rodoviários; requalificamos uma via estruturante da conetividade económica regional que é o ex-IP5; e melhoramos significativamente as difíceis condições dos movimentos pendulares diários entre os concelhos de Viseu e do Sátão.”

Pela sua parte, o Município de Viseu assumirá, sob a alçada do seu património ou da sua gestão, 30 km de rodovia que seja construída ou requalificada nesta operação.  As Câmaras de Viseu e do Sátão comparticiparão ainda os custos da beneficiação da Estrada Nacional 229, que será candidatada ao apoio de fundos comunitários do PORTUGAL 2020.

Sem comentários: