Espaço de notícias da região centro

sábado, 5 de setembro de 2015

Academia Dão Petiz vai às vindimas 
a 17 de Setembro, em Viseu

3ª atividade dos petizes vai dedicar-se às uvas, à colheita e à pisa


A Academia Dão Petiz volta às quintas do Dão, em Viseu, a 17 de setembro, quinta-feira.

O pré-arranque da Festa das Vindimas fica nas mãos das meninas e meninos que integram a Academia Dão Petiz, um serviço educativo de Viseu ligado aos ciclos da terra.

Neste ano de arranque do projeto, em que o ciclo da vinha está em estudo, é chegada a vez de passar pela vindima. A apanha da uva, o estudo da evolução das cores das folhas e o ritual da pisa são algumas das atividades asseguradas nesta nova atividade.

As inscrições encerram a 14 de setembro e todos os petizes entre os 6 e os 12 anos são bem-vindos para vestir a pele de investigador, agricultor e repórter e descobrir o mundo rural.

A Academia é promovida pelas Escola Superior Agrária (ESAV) e Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), em parceria com o Município de Viseu, e visa proporcionar um programa educativo ao longo do ano que permita um contacto direto e de “campo” com os ciclos da terra e os produtos identitários de Viseu cidade-região.

O ciclo que estreia a Academia é o da vinha e terminará em fevereiro de 2016. As atividades têm lugar em contexto real, nas Quintas parceiras da iniciativa (Falorca, Lemos, Pedra Cancela, Vinha Paz, Reis, Turquide), e os professores da ESAV e da ESEV acompanham a sua realização, tendo alunos das Escolas como monitores dos grupos de crianças.

Inscrições e toda a informação em www.academiadaopetiz.pt  

Sem comentários: