Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Exposição “A Gravidade das Coisas” no Museu Municipal de Vouzela

Está patente na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Vouzela até ao dia 30 de setembro, a exposição “A Gravidade das Coisas”, da autoria do pintor António Carvalho.

A mostra é constituída por um conjunto de trabalhos em óleo e acrílico, que abordam um conceito de dualidade, mostrando que há sempre uma outra interpretação das coisas.

António Carvalho nasceu em Ovar, onde reside, tendo frequentado o curso de Desenho Livre da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e ainda trabalhado com artistas conceituados  como Ricardo Leite e Mário Vitória. Todavia, António Carvalho considera-se ainda e sempre um autodidata.


“A Gravidade das Coisas”
“Enquanto Isaac Newton descansava debaixo da macieira, apercebeu-se que a maçã caía, não ficava suspensa no ar. Havia algo que a puxava para baixo, a gravidade.
No entanto, que sabemos nós da maçã que caiu? A forma, a cor ou o gosto que, porventura, poderia ter o fruto pesaram pouco, quase nada, talvez mesmo nada na descoberta daquela lei da Física. Apenas o seu peso físico importou. Assim, também tudo o que nos rodeia tem um peso que não pode ser medido, a não ser pela importância que lhe atribuímos.
 “A Gravidade das Coisas” é uma série de trabalhos que abordam, implicitamente, um conceito de dualidade que é explorado pelo autor: gravidade como força versus gravidade como o peso que o ser humano concede ao que lhe é dado conhecer. Na verdade, quase sempre o que mais nos surpreende, seduz ou encanta, é o mais simples, o desprovido de artifícios”.

Sem comentários: