Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Em residência artística organizada pela Binaural/Nodar e pelo Município de Vouzela
Três artistas sonoros europeus desenvolvem projetos em Fataunços

A finlandesa Tiina Lapola, o basco espanhol Xabier Erkizia e o italiano Leandro Pisano estão desde o passado dia 7 de outubro a residir em Fataunços, onde vão permanecer durante as próximas duas semanas. Ao longo da sua estadia, vão criar três obras de arte sonora intimamente ligadas à paisagem rural local, quer natural, quer construída.

Esta residência artística decorre sob o tema genérico "Tocando a Paisagem Rural" e está a ser dinamizada em parceria pela Binaural/Nodar e pelo Município de Vouzela, no âmbito do programa "Lafões Terra de Cultura", co-financiado pela Direção Geral das Artes.

O projeto de Tiina Lapola será realizado em conjunto com Manuela Barile, diretora artística da Binaural, e com os alunos da Escola Básica de Fataunços. O grupo vai usar os sons produzidos por materiais orgânicos do Outono, como as folhas secas, e com eles construir uma "escultura sonora".

Já Xabier Erkizia vai trabalhar sobre os sons produzidos pelos carros de vacas e pelos seus usos ancestrais nas freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas. Esta investigação insere-se num projeto maior sobre este tema que o artista está a desenvolver em diversos países.

Por último, Leandro Pisano vai documentar com entrevistas em vídeo o desenrolar de toda o processo da residência artística de Fataunços. Depois, na sessão final, apresentará ao público um documentário que realizou sobre algumas intervenções artísticas em zonas rurais do Sul de Itália.

Esta residência artística em Fataunços vai decorrer até ao próximo dia 24 de outubro e contará nesse dia com uma sessão pública final, pelas 16h00, na Associação Dr. Amorim Girão, em que serão apresentados à população os trabalhos realizados.

O Município de Vouzela e a Binaural promovem a iniciativa em estreita articulação com a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, com o Agrupamento de Escolas de Vouzela e com o apoio da Associação Dr. Amorim Girão. Para além do programa "Lafões Terra de Cultura", a atividade integra a rede europeia SoCCoS (Sons da Cultura, Cultura dos Sons), co-financiada pelo Programa Europa Criativa, da Comissão Europeia.

Sem comentários: