Espaço de notícias da região centro

domingo, 11 de outubro de 2015

Município congratula-se com assinatura da adenda ao contrato da Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela

Realizou-se no dia 28 de setembro, pelas 14h30, na Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela, a assinatura da adenda ao contrato-programa entre a Administração Regional de Saúde do Centro, o Instituto da Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.

Participaram na cerimónia o Diretor do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, Telmo Antunes, o  Provedor da Misericórdia, Eugénio Lobo e o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, que foi acompanhado pelo Vice-Presidente, Carlos Lobo, e pela Vereadora do pelouro da Ação Social, Carla Maia.

Com a assinatura desta adenda, a Misericórdia de Vouzela vê finalmente atendida uma aspiração com muitos anos: a contratualização de camas para internamentos de média duração. Assim, a partir do próximo dia 1 de outubro, a Unidade de Cuidados Continuados terá 11 camas reservadas a esta modalidade de internamento.

O Provedor da Misericórdia, Eugénio Lobo, agradeceu a Telmo Antunes e a Rui Ladeira o seu grande contributo para a concretização deste anseio.

Aproveitou também para lhes pedir que ajudassem a concretizar outra velha aspiração da instituição: a autorização de quatro camas por enfermaria.  Tinha sido esse o número aprovado no projeto da Unidade de Cuidados Continuados, mas já depois da sua inauguração, o Ministério da Saúde reduziu-o a três,  suprimindo assim um total de seis camas.

O Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Telmo Antunes, agradeceu "o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos pela Santa Casa da Misericórdia de Vouzela" e garantiu ao Provedor o seu apoio na "defesa dos interesses desta instituição, que é também a defesa dos interesses dos utentes".

O Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, começou por sublinhar o empenho com que o Município se envolveu neste projeto junto da Tutela: "Desenvolvemos diversas reuniões de trabalho com os Srs. Secretários de Estado da Saúde e da Segurança Social, sensibilizando-os para a premente necessidade de compensar esta instituição pelos serviços prestados na UCC. Hoje, com esta adenda, vemos correspondida esta aspiração", afirmou o autarca.
"Agradeço o empenho e a sensibilidade que tanto o Sr.  Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Dr. José Manuel Tereso, como o Sr. Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Telmo Antunes, tiveram no apoio e na concretização desta adenda", acrescentou


Por fim, o Presidente do Município deixou uma garantia: "Desde já estamos disponíveis para junto da Segurança Social, da Saúde e outras instituições, apoiarmos o Sr. Provedor e a sua Equipa na satisfação desta ambição de preencher a capacidade da atual Unidade de Cuidados Continuados com mais seis camas."

Sem comentários: