Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Abertas candidaturas para as hortas comunitárias e pedagógicas da Quinta da Cruz, em Viseu
Candidaturas decorrem até 15 de dezembro. Atribuição dará prioridade a famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Viseu lançou o concurso para atribuição dos talhões nas hortas comunitárias e pedagógicas, na Quinta da Cruz. O concurso destina-se a todos os munícipes e as candidaturas decorrem até 15 de dezembro.
A iniciativa está integrada no programa municipal “VISEU RURAL”, voltado para o fomento do desenvolvimento rural, da valorização agroalimentar do concelho e o fomento da agricultura de base familiar.
Aberto a todos os munícipes, o concurso dá prioridade às famílias mais carenciadas e numerosas, bem como a instituições de solidariedade social.
As hortas têm 30 talhões para cultivo, 20 das quais disponíveis. 10 foram já atribuídos, em concurso anterior, estando já cultivados.
Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “esta iniciativa irá garantir um suplemento de rendimento a famílias carenciadas do concelho, mas é também uma porta aberta para a aprendizagem do mundo rural e da produção agroalimentar de qualidade para famílias, jovens e escolas”.
A cada candidato será atribuído um talhão pelo período de dois anos, onde poderá cultivar todo o tipo de produtos hortícolas, quer para consumo próprio quer para venda em mercados organizados pelo Município, em modo de agricultura biológica e familiar.
O projeto das hortas comunitárias e pedagógicas visa incentivar a prática agrícola sustentável e proporcionar aos agregados familiares mais carenciados um complemento ao seu orçamento.
É também objetivo do projeto promover a educação ambiental escolar e a formação agrária de pequena escala. Nesse contexto, será fornecida aos beneficiários formação e mentoria por parte de professores e alunos da Escola Superior Agrária de Viseu, assim como de alunos da Universidade Sénior de Viseu.
A gestão de proximidade das Hortas Comunitárias e Pedagógicas da Quinta da Cruz está entregue à União das Freguesias de Repeses e São Salvador, com base num acordo de colaboração com o Município.
A candidatura poderá ser formalizada mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página web do Município de Viseu, em www.cm-viseu.pt, ou através de contacto junto do Atendimento Municipal ou da União das Freguesias de Repeses e São Salvador.


Números & Factos
·  Quantos talhões? 30. 20 a concurso. 10 já atribuídos em concurso anterior.
·  Quem pode beneficiar? Todos os residentes do concelho, sendo dada prioridade a candidaturas de famílias carenciadas e instituições sociais.
·  Até quando decorrem as candidaturas? 15 de Dezembro.
·  Qual o período de atribuição? 2 anos.
·  Há assistência e formação para os beneficiários? Sim. Será garantido pela Escola Superior Agrária de Viseu, através de professores e alunos, e ainda de alunos da Universidade Sénior.

Sem comentários: