Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Município de Viseu prepara novo ciclo de apoios ao desporto local

Registo municipal de clubes em Viseu decorre até 25 de janeiro. 2015 foi o melhor ano de sempre em termos de modalidades, atletas e apoios concedidos.

Os clubes desportivos do concelho de Viseu têm até ao próximo dia 25 de janeiro para preencher, eletronicamente, no portal do Município, o questionário referente ao “Registo Municipal de Clubes Desportivos”.

Elaborado anualmente, este registo permite recolher os dados e as informações necessárias à atribuição de financiamentos e outros apoios municipais às associações e aos clubes desportivos do concelho, através de “contratos-programa de desenvolvimento desportivo”
Através destes contratos-programa, o Município de Viseu presta apoio financeiro, material e logístico aos clubes e associações que promovem a atividade física e desportiva no concelho, nas mais variadas modalidades federadas e não federadas, especialmente na vertente de formação.

Em 2015, o Município de Viseu atribuiu um milhão de euros de apoios à rede desportiva local, através de 30 associações e clubes, para 18 modalidades e 3569 atletas federados.
“São os números mais elevados de sempre quer em termos financeiros, como em termos desportivos, de clubes, atletas e modalidades abrangidos”, declara o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

A Câmara Municipal de Viseu estima manter o nível dos apoios atribuídos em 2016, confirmando-se os projetos desportivos de associações e clubes locais.

“Mesmo num cenário de redução do Orçamento Municipal, o investimento global no setor do desporto deverá ascender a 2 milhões de euros em 2016”, garante o autarca.

Almeida Henriques, acredita que “Viseu está no topo do ranking nacional dos concelhos com mais atletas federados, proporcionalmente à sua população. É um músculo que tem vindo a crescer e a consolidar-se nos últimos 3 anos”.

Face a 2013, os apoios financeiros diretos às associações e clubes aumentaram mais de 40%, diversificando modalidades, abrangendo mais instituições e clubes, aumentando o número de atletas apoiados, nomeadamente mulheres.

Em 2015 o Município apoiou mais 6 associações e clubes do que em apoiava em 2013 (eram 24) e quase mais mil atletas: 3569, face aos 2644 de 2013. A participação feminina tem sido uma das molas principais deste crescimento: em 2013 havia 419 mulheres. Em 2015, são quase o dobro: 772 mulheres.  

Para Almeida Henriques, “este crescimento e esta força não são acidentais. Não são fruto do acaso. São fruto do trabalho de cada uma das nossas instituições e de uma política local de valorização do desporto, dos clubes, dos atletas e das grandes provas que temos radicado em Viseu.”

O financiamento municipal que será disponibilizado em 2016 visa fomentar a formação e a prática desportivas numa oferta abrangente de modalidades, atender ao acesso de jovens de famílias carenciadas ao desporto, promover a coesão territorial desportiva no concelho,  formar técnicos e apoiar a organização de eventos e atividades.

Sem comentários: