Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Festival de Imagem de Natureza foi um sucesso e tem já regresso marcado para 2017



Depois de três dias de casa cheia, o Cinclus – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela despediu-se em grande com a promessa de regressar em 2017, de 27 a 29 de janeiro.

A edição deste ano contou com várias novidades, tendo a maior delas sido a criação do prémio GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano, no valor de 1.500 euros. Trata-se de um prémio inovador, o primeiro a nível nacional dedicado especificamente à fotografia de natureza, e nesta primeira edição foi atribuído ao fotógrafo Eduardo Barrento, com uma fotografia de um falcão peneireiro.

Para além deste galardão, foram também premiadas as melhores fotografias nas categorias Paisagem, Flora, Fauna, Parque Natural Local Vouga-Caramulo e Parque Eólico do Caramulo, com um 1º prémio no valor de 500 euros e um 2º prémio em material fotográfico.

Participaram mais de 50 fotógrafos, num total de 720 imagens e o valor dos prémios ultrapassou os 4.000 euros.

Outras duas novidades a realçar foram, por um lado, a rubrica “Candidatos a Orador” que permitiu selecionar dois fotógrafos, mediante  o envio de uma sinopse e portfólio,  para fazerem a apresentação dos seus trabalhos durante o festival e, por outro, o concurso “Fotógrafo de Natureza Juvenil”, que pretendeu estimular os mais novos para a recolha de imagens fotográficas no território do Parque Natural Vouga-Caramulo, promovendo assim a sua divulgação e contribuindo como ferramenta de sensibilização para os valores patrimoniais existentes.

Grandes nomes da fotografia de natureza nacionais e internacionais partilharam o seu trabalho

Durante dois dias passaram pelo cine-teatro grandes nomes da fotografia nacional, como Eduardo Barrento, Alexandre Vaz, Joel Santos, Gonçalo Rosa, Nuno Sá, Tânia Araújo, Pedro Rego, Vasco Flores Cruz e Luís Ferreira e internacional, com a presença do fotógrafo italiano Bruno D'Amicis e do espanhol Joaquín Gutierrez Acha.

Com paisagens belíssimas de terras inóspitas como a Etiópia, Myanmar ou Mongólia ou de terras portuguesas como a Nazaré, Trás os Montes ou os Açores, os fotógrafos partilharam histórias e experiências, mas passaram também a mensagem da importância de preservar a natureza e a biodiversidade cada vez mais ameaçada pela raça humana.

Do programa deste ano destaque ainda para as exposições “Natureza Portuguesa” de Luís Quinta, que poderá ainda ser vista durante o mês de fevereiro no Museu Municipal e “Parque Natural Local Vouga-Caramulo”, de João Cosme que esteve patente durante o festival na Praça Morais de Carvalho.

Este é já um evento de referência no país, o maior e o preferido dos fotógrafos nacionais e que se deve ao forte empenho do Município e à dedicação da Comissão Organizadora do Cinclus, da qual se destacam os fotógrafos João Cosme, vouzelense, Luís Quinta e Ricardo Guerreiro.



O Município de Vouzela agradece também o apoio da Generg, Turismo Centro de Portugal, National Geographic Portugal, Comercialfoto, Canon, Fnac, Fotocamo, Escola Profissional de Vouzela, Vouzelpasteis, Vougazela e Flor do Zela. 






Sem comentários: