Espaço de notícias da região centro

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Viseu põe em marcha “plano de resgate” da cidade com 2500 anos de história


Plano de Ação “VISEU PATRIMÓNIO” arranca de imediato e estende-se até 2024. “Uma maratona com vários sprints dentro”, explicou Almeida Henriques. 1ª Fase decorre até Julho de 2017 e Raimundo Mendes da Silva será o Coordenador Científico

O Município de Viseu lançou esta terça-feira, 16 de fevereiro, um “plano de resgate” do património cultural da cidade com 2500 anos de história.
O Plano de Ação “VISEU PATRIMÓNIO” arranca de imediato e estende-se durante 8 anos, tendo em vista o conhecimento, a proteção e a valorização do património cultural, material e imaterial, da cidade e da sua história profundamente ligada à ideia de nacionalidade.
Segundo o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “esta será uma maratona com vários sprints dentro. Uma maratona que, mais do que uma classificação, visa converter o rico património da cidade num ativo real de desenvolvimento e afirmação social e cultural, económica e turística.”
Na apresentação da iniciativa, Almeida Henriques explicou que “Viseu deseja justiça no reconhecimento nacional e internacional do importante valor do seu património e da sua história, mas vai fazer muito por isso”.
Nesse sentido, o autarca anunciou “um projeto sem paralelo em Viseu de investigação, salvaguarda e sensibilização, assim como de reabilitação sustentável do seu edificado histórico”. “Se formos bem-sucedidos neste desígnio, a classificação junto da UNESCO como ‘Património da Humanidade’, ou de outra instância, será uma consequência natural, um corolário”, explicou.
Raimundo Mendes da Silva, professor da Universidade de Coimbra e especialista em reabilitação de edifícios e salvaguarda de património, será o Coordenador Científico da primeira fase do Plano de Ação “VISEU PATRIMÓNIO”, que se desenvolverá nos próximos 18 meses, até Julho de 2017.
O também antigo curador da candidatura a Património Mundial da “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia” foi convidado para coordenar tecnicamente uma “agenda de investigação local” voltada para o património, a história e a caracterização do centro urbano antigo, bem como o desenvolvimento de “projetos de intervenção exemplares”.
Entre as medidas previstas para a 1ª fase do Plano de Ação está ainda a elaboração da “Carta Patrimonial de Viseu”, o levantamento do estado de conservação do edificado do centro urbano antigo, a adoção de “boas práticas” de reabilitação sustentável e a criação de um serviço de apoio aos moradores, proprietários e investidores (no âmbito do “Viseu Estaleiro-Escola”), com a disponibilização de uma “Linha de Urgência do Património” e um “serviço de diagnóstico e aconselhamento gratuito”.
No “Plano de Ação”, o Município de Viseu elegeu ainda um conjunto de obras de reabilitação de edifícios municipais para constituir um “referencial exemplar e pedagógico de valorização patrimonial e cultural”. Nessa lista estão o antigo “Orfeão de Viseu” (rua Direita), a “Casa das Bocas” (na rua João Mendes) e a futura sede da “Águas de Viseu” (na rua Dr. Luís Ferreira/ Travessa de São Domingos).
A Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes serão parte ativa do projeto e toda a equipa trabalhará em “estreita e franca cooperação” com a Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO e os dirigentes e serviços municipais.
Neste dia foram também divulgadas as principais conclusões e recomendações do “grupo de reflexão”, criado em Abril de 2015 pelo Presidente da Câmara, para avaliar as condições de Viseu numa candidatura a “Património da Humanidade” da UNESCO e recomendar uma estratégia de valorização patrimonial da cidade. O documento está disponível na íntegra em www.cm-viseu.pt
Segundo este “grupo de reflexão”, constituído por diversos especialistas e personalidades, o “património [de Viseu] ainda não alcançou o reconhecimento pleno do valor que possui, havendo um claro potencial não explorado e trabalho a desenvolver”.
Nas suas recomendações, o grupo de peritos “acredita nas virtualidades que teria para Viseu enveredar por este caminho, recomendando o estabelecimento de uma estratégia nesse sentido.”
A respeito de uma eventual classificação pela UNESCO, o grupo sublinha que “uma eventual classificação futura” é “algo desejável, mas que a ter lugar constituirá somente a consequência e o corolário de um processo social mais amplo ligado ao conhecimento, proteção, reabilitação e valorização do património cultural de Viseu […] e à revitalização do Centro Histórico.”
De entre os bens patrimoniais de Viseu com maior potencial de reconhecimento, os peritos referem nas suas conclusões “o Conjunto Monumental originário da cidade, que integra a Sé Catedral e o Museu Nacional Grão Vasco, em articulação com o Centro Histórico, a Cava de Viriato e o seu papel na construção da ideia de nacionalidade/definição da independência como reino/país.”
Para Almeida Henriques, “este grupo de reflexão confirmou o sentido de oportunidade da nossa aposta numa estratégia de valorização do património cultural de Viseu. Esta confirmação entusiasma-nos a prosseguir. O grupo traduziu uma forte convicção no potencial de Viseu enquanto cidade cultural e nos seus valores patrimoniais, materiais e imateriais, como um fator promissor de afirmação e de desenvolvimento. Há um longo trabalho a fazer, mas que vale a pena.”

Sem comentários: