Espaço de notícias da região centro

sábado, 28 de maio de 2016

Estrelas do Ciclismo pedalam em Viseu este fim-de-semana e no “Dia da Criança”

Estrelas do Ciclismo pedalam em Viseu este fim-de-semana e no “Dia da Criança”

Etapa contrarrelógio do 2º Grande Prémio do Dão disputa-se este domingo, em Viseu. Cidade-jardim recebe ainda o prólogo e partida do Grande Prémio de Ciclismo JN a 1 e 2 de junho


As bicicletas de elite invadem a cidade de Viseu nos dias 29 de maio, 1 e 2 de junho. A cidade-jardim acolhe duas grandes provas de ciclismo que integram o calendário nacional e recebe as estrelas do ciclismo nacional e internacional em disputa pela vitória.

Domingo, 29 de maio, a cidade dá as boas-vindas à terceira e última etapa do 2º Grande Prémio do Dão. A competição nacional de ciclismo, que percorre a região vinhateira do Dão, regressa a Viseu para um contrarrelógio individual de 10 quilómetros. A prova, que percorre também os concelhos vizinhos de Mangualde, Penalva do Castelo e Nelas, terá início pelas 15 horas, tendo como ponto de partida e chegada a Praça da República (Rossio). 

Os três primeiros classificados da “Volta a Portugal 2015” e os três melhores ciclistas do ranking nacional da época atual integram o pelotão que iniciará amanhã, 28 de maio, a competição em Mangualde, pelas 12H30.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o regresso do ‘Grande Prémio do Dão’ em Ciclismo testemunha uma vontade coletiva de criar não apenas um evento desportivo de dimensão, como também de afirmar com persistência a região de Viseu e do Dão, enquanto destino turístico, vinhateiro, paisagístico, cultural e desportivo”.

Ainda no rescaldo de um fim de semana de ciclismo, Viseu volta a receber os melhores na próxima quarta-feira, 1 de junho. Na sua 26º edição, o Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias regressa às suas origens e faz-se à estrada durante cinco dias. Viseu é uma das oito cidades portuguesas por onde passarão as equipas de elite do ciclismo nacional e internacional.

A competição arranca a 1 de junho, pelas 18 horas, na Avenida da Europa, com um prólogo de 4,5 quilómetros. O tiro de partida será dado no dia seguinte, 2 de junho, às 12H25, na mesma avenida, altura em que o pelotão se faz à estrada para a primeira e mais longa das etapas (187,5 quilómetros) até Valongo. A competição desportiva percorre ainda as cidades da Maia, Ovar, Braga, Viana do Castelo e Matosinhos, consagrando a vitória no Porto.

“O regresso em força do Grande Prémio de Ciclismo JN coloca em destaque o melhor do ciclismo e das cidades do Norte e Centro de Portugal”. “Viseu prova a sua identidade e competência enquanto cidade estratégica e destino turístico privilegiado”, conclui Almeida Henriques. 

Sem comentários: