Espaço de notícias da região centro

sábado, 21 de maio de 2016

Projeto "Laços da comunidade"

Projeto presta já apoio regular a 25 famílias sinalizadas em situação crítica das freguesias de Orgens e de Repeses e São Salvador


Tem lugar esta segunda-feira, 23 de Maio, pelas 15H30, na Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, o primeiro balanço da implementação do projeto “Laços de Comunidade”, o primeiro vencedor do 2º Orçamento Participativo de Viseu, relativo ao ano 2015.
Três meses depois da assinatura do protocolo de execução, o projeto, promovido pela Associação Grão Vasco com o apoio das freguesias abrangidas, irá abrir dois Gabinetes de Apoio Social em Orgens e Repeses e São Salvador, concretizando um dos objetivos propostos.
O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.
A direção da Associação Grão Vasco e a equipa técnica do projeto farão um ponto de situação dos diversos trabalhos realizados, com destaque para o acompanhamento social de famílias consideradas em situação crítica, mas também para o cruzamento de dados relativos aos apoios sociais locais e nacionais, públicos e privados, atribuídos e disponíveis.
Atualmente, do universo das 109 famílias sinalizadas em situação crítica, 25 recebem já um acompanhamento individual e direto por parte da equipa técnica. O apoio especializado dirige-se à resolução de conflitos familiares, gestão do orçamento familiar, empregabilidade, habitação e alimentação, entre outras.
Para além destas ações, o projeto “Laços de Comunidade” promove ainda diversas campanhas de angariação de bens alimentares e materiais, encontros intergeracionais e iniciativas de educação e formação parental ligadas, por exemplo, ao tema do “bullying”. Amanhã, sábado, 21 de maio, promove também uma campanha de doação de sangue, na Escola João de Barros.
“Laços de Comunidade” foi o primeiro dos sete projetos vencedores do 2º Orçamento Participativo de Viseu. O projeto social, que arrecadou a vitória com 1874 votos, é dinamizado pela Associação Grão Vasco (Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu), em parceria com as freguesias de Orgens e Repeses e São Salvador.
Constituído por uma equipa multidisciplinar, o projeto visa apoiar famílias em situações críticas, carentes de acompanhamento, promovendo a inclusão social e a integração e sucesso educativo dos seus educandos, numa lógica de trabalho em rede que envolva a escola, a comunidade e todas as outras instituições sociais.

Sem comentários: