Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Museu Almeida Moreira inaugura amanhã exposição dedicada à obra e legado cultural do Capitão


“Almeida Moreira, Museólogo” inaugura pelas 16H30. Exposição reúne obras pictóricas de distintos artistas portugueses
A dedicação e o empenho de Almeida Moreira na salvaguarda e valorização do património cultural são assinalados com a inauguração de uma nova exposição na sua casa-museu, em Viseu, amanhã, 25 de novembro. “Almeida Moreira, Museólogo” inaugura pelas 16H30 e estará patente no Museu até 12 de março de 2017.
Marcam presença na inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e a Vereadora da Cultura, Odete Paiva.
Figura incontornável na história de Viseu e um verdadeiro embaixador cultural da cidade, Almeida Moreira é homenageado com uma nova exposição temporária que destaca a sua carreira e paixão enquanto museólogo, no ano em que se assinala também o centenário do Museu Nacional Grão Vasco, por ele fundado e dirigido.
Junto do seu espólio no Museu, estarão presentes oito obras de alguns dos mais emblemáticos artistas portugueses, entre eles Columbano Bordalo Pinheiro, Joaquim Lopes ou António Ramalho, artistas que partilharam o sonho do Capitão, manifestando o seu apoio e apreço pelas suas ambições e projetos.
A exposição apresenta pinturas cedidas pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu Militar de Lisboa e a Sociedade Martins Sarmento, mas também do Museu Nacional Grão Vasco.
Enquanto museólogo, Almeida Moreira foi responsável pela recolha, preservação, valorização e divulgação de um elevado número de bens artísticos, em particular os painéis do núcleo pictórico de Vasco Fernandes, espólio a partir do qual surgiu o Museu Grão Vasco.
A exposição “Almeida Moreira, Museólogo” poderá ser visitada à terça-feira, entre as 14 e as 18 horas, e de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, no Museu Almeida Moreira. 

Sem comentários: