Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 13 de dezembro de 2016







Livro contém seleção dos pratos mais tradicionais da região,

Carta Gastronómica da Região de Lafões
 foi apresentada em Vouzela

A Confraria dos Gastrónomos de Lafões apresentou no passado domingo, dia 4 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vouzela, a Carta Gastronómica da Região de Lafões.

Trata-se de um documento fundamental para a história da alimentação local e constitui um fator de promoção e divulgação dos produtos da região e da restauração em particular.

A elaboração da carta gastronómica era um objetivo antigo da Confraria, mas que por diversos motivos só agora foi possível concretizar. O trabalho de recolha, composição e produção demorou cerca de três anos a estar concluído e no livro consta a seleção dos pratos mais tradicionais da região de Lafões, desde sopas, como a sopa de castanhas ou a sopa seca de Alcofra, passando pelo pão, pelas papas de milho, pelos pratos de caça (como o coelho ou a perdiz), pela galinha ou o galo.  Nos peixes, destaque para o bacalhau, o polvo, a sardinha e o peixe do rio, já nas carnes, a vitela domina, mas também figuram pratos com porco ou cabrito.

Na Carta Gastronómica há ainda um espaço dedicado à doçaria, um aspeto também muito forte na região.  Os pasteis de Vouzela ocupam um lugar ilustre, mas a aletria, o pão de ló, o folar de Vouzela, as queijadinhas, as cavacas e os doces de feira, como os caladinhos, beijinhos e bolos de gema completam um leque muito alargado dos doces mais tradicionais confecionados na região de Lafões.

A apresentação do livro contou com a presença de Jorge Adolfo Marques, historiador e investigador; Homem Cardoso, que fotografou as receitas do livro, o Chefe Licínio Marques, Arsénio Saraiva e João Oliveira, Grão Mestre da Confraria  dos Gastrónomos de Lafões.

Também presente na sessão esteve Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, que agradeceu o empenho da Confraria na elaboração da Carta Gastronómica, um documento que considera “muito importante para preservar e divulgar o património gastronómico e cultural da região”.

A Carta Gastronómica da Região de Lafões vai estar à venda nos três concelhos (Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul) e tem um custo de vinte euros.



Sem comentários: