Espaço de notícias da região centro

sábado, 10 de dezembro de 2016

“Vinhos de Inverno” consolidou Viseu como cidade vinhateira 365 dias por ano


“Tinto no Branco” conquistou lugar no cartaz literário no país e ativou a memória de “Amor de Perdição”. Perto de 6000 visitantes passaram pelo Solar do Vinho do Dão 

No cair do pano sobre o 2º Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” e o 3º salão de “Vinhos de Inverno”, a Organização do evento faz um balanço “motivador e altamente positivo”.  
“Estes eventos conquistaram um lugar próprio no cartaz enoturístico e literário nacional”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, que destaca “a virtude da sua diferenciação”.

“É uma proposta única no país, muito enraizada numa identidade cultural autêntica e movida por uma capacidade de inovar”, refere. “Estamos a atrair cada vez mais públicos locais, regionais e nacionais à cidade vinhateira do Dão, também no Inverno”, destaca o autarca.
“Estamos a virar do avesso o mito de que o Inverno não pode ser uma temporada atrativa e cultural em Viseu. Somos a cidade vinhateira do Dão e um destino cultural 365 dias por ano”, afirma.

No último fim-de-semana, visitaram o Solar do Vinho do Dão, em Viseu, perto de 6000 pessoas, que participaram de 40 propostas de programação, entre conversas e espetáculos literários, provas de vinhos e sabores do Dão, ateliês artísticos, apresentações de livros, workshops vínicos, Dão parties, concertos e muita animação musical. 30 escritores, entre romancistas, poetas, historiadores e ensaístas, marcaram presença, assim como mais de 40 empresas, entre produtores e distribuidores de vinhos, artesãos e bens agroalimentares.

Para a Organização, outra das conquistas do “Tinto no Branco” é “o resgate e a valorização” do património literário de Viseu. “Temos sabido desengavetar autores e obras de Viseu ou com forte afinidade à cidade e à região”, refere Jorge Sobrado, Gestor da Viseu Marca, que recorda a aposta em Aquilino Ribeiro, na edição de 2015, e no “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, em 2016. “Esta aposta ativa a memória e o interesse destas obras dentro da própria comunidade.”

As visitas pelo roteiro do “Amor de Perdição” na cidade de Viseu, conduzidas pelo historiador Joel Cleto, e os workshops vínicos realizados (com entrada paga, pela primeira vez) registaram casa cheia nos eventos.

Este ano, a organização – a cargo do Município de Viseu e da Viseu Marca – elegeu o tema do Amor para o festival literário e colocou no centro da programação a obra “Amor de Perdição” de Camilo, cuja narrativa acontece em boa parte na cidade vinhateira do Dão. As afinidades simbólicas e literárias entre o Amor e o Vinho foram exploradas no evento.

Toda a programação dos “Tinto no Branco” e do “Vinhos de Inverno” está disponível nos sites www.vindimasviseu.pt www.tintonobranco.pt

O evento “Vinhos de Inverno” está integrado na agenda do Município para promoção de Viseu como destino vinhateiro e cidade do Dão e conta com o patrocínio do BiG – Banco de Investimento Global. A Comissão Vitivinícola do Dão e o Turismo do Centro são parceiros da iniciativa. A Galp patrocina o “Tinto no Branco”. A Booktailors é a empresa responsável pela produção executiva do festival literário.

Sem comentários: