Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Concerto «Srtella do Dia»

Os Strella do Dia nasceram no ano de 2000 e têm procurado, desde então, manifestar uma aliança entre os arcaicos pergaminhos da Europa Medieval e as linguagens musicais da atualidade.

Herdando a antiga tradição nómada trovadoresca, os Strella do Dia marcam hoje a sua presença nos principais festivais de recriação histórica, e não só, em Portugal, mas viajando igualmente por toda a Europa, sendo um dos grupos de referência a nível internacional.

Recorrendo a instrumentos da música antiga como a gaita-de-foles, tarota, gralla, corno, timbalão, crótalos, entre outros, as sonoridades dos tempos imemoriais ressoam de forma energética, singular e inovadora para os ouvintes de hoje.

Ganhando expressão através da vetusta arte dos jograis, o corpo musical é ampliado na sua dimensão cénica e malabarística através da manipulação de objectos peculiares.

O repertório interpretado encontra a sua fonte arcana em conhecidas compilações como as Cantigas de Santa Maria, Llibre Vermell de Montserrat, Cantigas de Amigo, Carmina Burana, assim como nas tradicionais composições e danças medievais como as “estampidas”, “ductias”, “saltarellos”, entre outras

Os Strella do Dia são:

Alexandre Gabriel:Tarota
Daniel Morgado: Percussões
Eduardo Dias: Manipulação de objectos, percussões
Gonçalo do Carmo: Gaita-de-foles, gralla
João Neves: Percussões
Ricardo Brito:
Gaita-de-foles, gralla

Sem comentários: