Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dia Mundial da Floresta comemorado em Lafões

Os Municípios de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul promoveram, de 17 a 26 de março, diversas atividades alusivas às comemorações do Dia Mundial da Floresta, num programa vasto e enriquecedor.

Das atividades desenvolvidas destaca-se a sessão de abertura que contou com um seminário, onde se abordou a reforma florestal, recentemente, aprovada em Conselho de Ministros.

O Vereador Paulo Antunes na sua intervenção referiu este tema, realçando a sua importância para a resolução futura de muitos dos problemas que, atualmente, afetam a floresta.

Destas comemorações, realça-se, também, o evento de Geocaching na União de Freguesias de Arca e Varzielas, onde um vasto número de participantes, de diversos pontos do país, percorreu e usufruiu dos encantos da Serra do Caramulo.

No mesmo dia, o encontro de Escuteiros da região animou a vila de Oliveira de Frades com várias atividades sobre a temática florestal.

Ao longo de toda a semana foram, ainda, desenvolvidas atividades com diversas associações, nomeadamente a Associação de Caça e Pesca de Oliveira de Frades com a plantação simbólica de árvores na Vessada do Salgueiro, seguindo-se um convívio entre pescadores.

Por sua vez, na Assol (Associação de Solidariedade Social de Lafões) foi promovida uma palestra para os seus utentes onde se abordaram diversos temas sobre os recursos e produtos florestais.

Nesta semana dedicada à floresta foram envolvidos grupos de crianças, jovens e idosos em atividades de plantação de árvores, sessões didáticas e jogos, cujo objetivo final foi a sensibilização para a importância da floresta na vida quotidiana.

Pela grande participação verificada nas atividades programadas, confirma-se o sucesso desta iniciativa intermunicipal, que se pretende perpetuar para que os objetivos estabelecidos sejam, plenamente, conseguidos

Sem comentários: