Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Município de Vouzela inicia processo de substituição de luminárias convencionais por LED



Arrancou, ontem, dia 8 de junho, na localidade de Covas, em Fornelo do Monte, o processo de substituição por tecnologia LED das 6764 luminárias existentes no concelho.

O momento foi assinalado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, do vereador Pedro Ribeiro, do representante da Ferrovial, João Durana e da representante da Electro-Minho, Sofia Coutinho.


Trata-se do arranque de um projeto que acabará em definitivo com os "apagões noturnos", acrescentando ainda vantagens ao nível da redução de custos na fatura da luz e da modernização e melhoria na qualidade da iluminação pública.

Esta substituição permitirá igualmente ganhos ambientais, na medida em que se vai verificar uma redução de emissão de gases com efeito de estufa, que se estima em 382 toneladas de CO2 por ano.

Atualmente, o custo atual com a iluminação pública das 6764 luminárias é de cerca de 290 mil euros/ano. Com a tecnologia LED vai passar a ser de 85 mil euros, resultando, portanto, numa diferença de 205 mil euros. Deste valor, o município, por via da proposta apresentada pela Ferrovial, conseguirá uma percentagem de poupança de 35%, a que correspondem 72 mil euros ao ano, ou seja, terá um decréscimo mensal na fatura da eletricidade pública na ordem dos 6 mil euros/mês. No final do contrato, que será de 12 anos, a poupança total poderá ascender a cerca de 860 mil euros, mas se os preços da inflação e do custo de energia variarem na ordem dos 3% a poupança poderá disparar para mais de 1 milhão e 200 mil euros.

Prevê-se que, até ao início do mês de agosto, o processo de substituição esteja finalizado.


Sem comentários: