Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 4 de julho de 2017

Fórum VISEU EDUCA

Fórum VISEU EDUCA realiza-se a 4 e 5 de Julho 
com 450 participantes
Iniciativa elege “Ano Oficial para Visitar Viseu” como tema. Balanço anual do programa municipal será apresentado

“2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” é o mote do 3º Fórum anual VISEU EDUCA, que terá lugar nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Viseu. Promovido pelo Município de Viseu, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Escola Superior de Educação e a VISPROF, a iniciativa junta mais de 450 participantes, maioritariamente agentes da comunidade escolar.
São duas as componentes que integram esta edição. No primeiro dia, e sob o lema do “Ano Oficial”, os participantes são desafiados a realizar um roteiro pela cidade, percorrendo alguns pontos emblemáticos como o Museu Nacional Grão Vasco, mas também escolas básicas do centro da cidade, o Orfeão ou o Multiusos. No total, são 24 as etapas que integram este périplo e que visam promover o contacto dos participantes com os projetos desenvolvidos no âmbito do VISEU EDUCA, em áreas como a música, a saúde, a diversidade cultural, a dança ou a linguagem gestual.
Já o segundo dia do Fórum, a realizar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, é dedicado ao debate e reflexão sobre os atuais desafios sociais e educativos, contando com os contributos de diversos especialistas na área. Almerindo Janela Afonso, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, fará a conferência de abertura, sobre o tema “O Mandato Social da Escola”.
Deste painel de intervenções, destaque para o balanço anual do programa municipal VISEU EDUCA e a apresentação da sua avaliação, pela coordenadora da equipa de avaliação, Cristina Gomes. A abordagem do bullying nas escolas do concelho é outro dos temas em destaque.
Uma segunda temática lança em cima da mesa o debate em torno dos novos desafios que se apresentam às escolas, nomeadamente no projeto de construção de uma escola inclusiva, para todos. Dinamizam este painel José Matias Alves e Joaquim Machado, da Universidade Católica Portuguesa do Porto, e José Verdasca, Coordenador do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
O programa municipal VISEU EDUCA é um projeto educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes. Atualmente, são já 23 os projetos implementados, com um novo a iniciar no próximo ano letivo 2017-2018, de promoção da educação e poupança financeira.

Sem comentários: