Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Espetáculo "Memórias de um Futuro Próximo"


Foi no dia  4 de Novembro às 21h30, no Cine-Teatro Dr. Morgado, Município de Oliveira de Frades que estreará o espetáculo "Memórias de um Futuro Próximo" de Erica Dias e Rui Tavares, produzido pela Binaural Nodar em parceria com o Município de Oliveira de Frades e criação vencedora do Prémio "Jovens Expressões de Lafões”.

Chamamos à atenção que a lotação da sala é limitada a 200 pessoas e que haverá um bilhete gratuito, com a sugestão de cada pessoa poder contribuir monetariamente num montante à sua escolha, cujos valores reverterão diretamente para a conta solidária aberta pelo Município de Oliveira de Frades para apoiar as vitimas dos incêndios de Outubro.

Apelamos a que não existam donativos em bens alimentares ou roupa, tendo em conta o facto de essas necessidades estarem já supridas nas populações afetadas pelos incêndios.
Caso a lotação esgote, informamos todos os que não conseguirem entrar, que existirão outras duas sessões do espetáculo, uma no dia 11/11 no Cine-Teatro Jaime Gralheiro de São Pedro do Sul e outra no dia 25/11 no Cine-Teatro João Ribeiro em Vouzela, sempre às 21h30.

Sinopse do espetáculo:
Numa ode à vida rural e aos valores primitivos de semear e cuidar para ver nascer e crescer, surge um espetáculo original da autoria de Rui Tavares e Érica Dias. Uma peça de música e dança que pretende criar um paralelismo com toda uma filosofia de vida, perante um mundo cada vez menos humano em que nutrir para colher, o que quer que seja, se encontra fora de moda.

Um mundo em que tudo está à distância de um clique, inclusive nós mesmos, prevê-se, para muito breve, um inversão nesta viagem, uma necessidade humana de ser humano, de tocar, de sujar as mãos, de sentir e viver em primeira mão todas as etapas e experiências da vida.

Como tal, veremos um retrocesso ao êxodo rural que praticamente desertificou grande parte do nosso país. Numa consciência geral de que a qualidade de vida se encontra nos valores da terra e no poder da independência produtiva, a população tenderá a voltar a casa. Perante uma terra abandonada e à beira da esterilidade o desespero irá surgir mas será apenas antecedência do suor, da luta e do trabalho reconstrutivo de um povo que nunca baixa os braços.

A peça pretende criar associações à Terra a vários níveis. Os instrumentos pouco ou nada convencionais vivem em harmonia com os mais tradicionais. Os movimentos criados serão reflexo da essência humana em paços que voarão do rude e primitivo ao suave e etéreo demonstrando a volatilidade do sentimento humano. E como pano de fundo veremos locais emblemáticos da região de Lafões.

O Prémio Jovens Expressões de Lafões foi instituído no âmbito do contrato de apoio tripartido da Direção Geral das Artes com a Binaural/Nodar e os três municípios de Lafões para apoiar regularmente projetos artísticos inovadores de jovens artistas residentes em qualquer um dos concelhos de Lafões em áreas artísticas diversificadas, como o teatro, a dança, a música e/ou a sua articulação com as artes visuais (fotografia, vídeo, escultura etc.) e com temáticas associadas às várias realidades territoriais que compõem a região de Lafões.

O júri considerou a criação “Memórias de um Futuro Próximo” de Rui Tavares e Érica Dias (ambos residentes em Oliveira de Frades) a mais sólida das seis candidaturas recebidas, adequando-se na perfeição aos propósitos do prémio Jovens Expressões de Lafões pois revelou uma enorme maturidade conceptual e uma articulação bem conseguida entre áreas artísticas (no caso entre a música experimental e a dança contemporânea).

Ficha Técnica:
Titulo: Memórias de um Futuro Próximo
Uma produção da Binaural/Nodar
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: M/3
Interpretação: Rui Tavares, Érica Dias e bailarinas da Creactive Dance Company / Acrof Oliveira de Frades
Dramaturgia: Rui Tavares e Érica Dias
Coreografia: Érica Dias
Música e composição: Rui Tavares
Guarda roupa: Érica Dias
Cenários: Rui Tavares e Érica Dias
Produção executiva: Diana Silva
Desenho gráfico e fotografias: Liliana Silva

Biografias dos autores:
Rui Tavares (Oliveira de Frades, 1978) baterista e percussionista. Formado pela Escola Profissional de Música de Espinho, foi durante quase uma década músico da Orquestra do Norte, ao mesmo tempo que desenvolvia os seus próprios projetos musicais e colaborava com uma multiplicidade de músicos. É baterista dos grupos Basorexia Army, The Greyhound James’ Band e Gin Sónico Quartet e professor de bateria e percussão em vários locais da região de Viseu, ao mesmo tempo que colabora ocasionalmente com bandas filarmónicas locais (como as de Ribeiradio e de Paços de Vilharigues).
Érica Dias, nascida em 1984 e vivendo em Oliveira de Frades, deu os primeiros passos na dança aos 3 anos de idade e nunca mais deixou esse mundo. Fez formação em Clássico, Contemporâneo, Jazz e Hip-Hop em Escolas como: Escola de Artes da ACROF, Academia de Bailado Clássico de Aveiro, Momentum Dance Studio entre outras. A dar aulas desde os seus tenros 18 anos tem vindo a tocar a vida de centenas de jovens, nas escolas onde foi aluna e em muitas mais, pretende transmitir a cada um dos seus alunos, mais do que técnica, amor pela arte da Dança.
Informações adicionais:
Responsável de Comunicação e Imprensa da Binaural/Nodar:
Liliana Silva: email: liliana.silva@binauralmedia.org e telefone: 232 723 160.

A Binaural – Associação Cultural de Nodar é uma entidade financiada pelo Governo de Portugal, através de contrato tripartido com a Direção-Geral das Artes e os municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Sem comentários: