Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Dia 2 de Fevereiro palestra sobre Lobo Ibérico




19h30min – Convívio com petiscos vegetarianos à responsabilidade de Capuchinho Verde

21h00min – Palestra Lobo-Ibérico | Predador Encurralado

Entrada Livre | Inscrições: https://goo.gl/forms/UVcrukYTHoOLV6KB2

O Lobo-Ibérico há séculos que é perseguido, sobretudo pelo ser humano, e muito devido à sua atração pelo gado doméstico.
O conflito entre ser humano e lobo já é antigo e baseado sobretudo em prejuízos, mitos e crenças falsas, contribuindo significativamente para a redução do número de indivíduos desta espécie, resultando num dos grandes problemas actuais da sua conservação.
Ao contrário daquilo que socialmente se pensa, não foi o lobo a invadir o nosso território, mas sim a espécie humana a invadir o território do lobo.

Em Portugal, existem já menos de 200 lobos em estado selvagem, sendo que 80% destes se encontram acima do Rio Douro. Na Serra da Estrela, o lobo já se encontra extinto, encontrando-se a população mais próxima nas Serras da Freita, Arada e Montemuro.
Desde 2012, a Associação Movimento Gaio tem realizado nestas Serras um trabalho de recriação do habitat do lobo, com a plantação e sementeiras de árvores nativas. No entanto, este grupo corre também o risco de extinção, devido ao seu actual isolamento.
 
Nesta palestra, contamos com vários oradores conhecedores do lobo que nos vão ajudar a entender melhor as suas características e de que forma podemos actuar para a sua tão importante conservação, na expectativa de que atitudes sejam alteradas e um dia o ser humano seja novamente merecedor de partilhar o tempo, espaço e sabedoria com o Lobo de forma livre e natural.

Oradores:
Teresa Markowsky | Bernardo Markowsky | Eduardo Oliveira – Movimento Gaio
Nuno Gomes de Oliveira – Doutorado em Biologia pela Universidade de Coimbra | Formador Especialista em Ciências do Ambiente
Francisco Álvarez – Licenciado Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
João Torres Orion – Pastor, Músico e Guia
Bruno Silva - Rastreador | Projecto Eco-Turismo
Gonçalo Brotas – Associação De Conservação do Habitat do Lobo Ibérico

Sílvia Ribeiro – Grupo Lobo

Sem comentários: