Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

CINCLUS é iniciativa de referência nacional no panorama da fotografia de natureza e vida selvagem

O cineteatro João Ribeiro foi pequeno para receber todos aqueles que quiseram assistir às palestra dos oradores convidados do CINCLUS – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, que se realizou no passado fim de semana de 26 a 28 de janeiro.

A natureza e a vida selvagem, sentidas e descritas nas palavras e imagens de oito talentosos fotógrafos e um ilustrador científico, marcaram este festival que tem já regresso agendado para o último fim de semana de janeiro de 2019.

Com temas tão diferentes quanto interessantes, o CINCLUS conseguiu reunir numa só edição o mar dos Açores, a Islândia, a China, a Lapónia, o melro d'água, o lince europeu, entre muitas outras temáticas, num evento que lembrou também os acontecimentos trágicos de outubro em que a quase totalidade do território florestal do concelho de Vouzela foi consumida pelas chamas.

Este foi, aliás, um tema sempre muito presente em todo o festival, tendo-lhe sido dedicada uma exposição  de fotografia da autoria de João Cosme. "Despertar Consciências - Parque Natural Vouga Caramulo, Destruição e Esperança" foi inaugurada na manhã de sábado, dia 27, na Sala Binaural, e contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas. Antes tinha sido também inaugurada, no Museu Municipal, a exposição "GENERG - Fotógrafo de Natureza do Ano", composta pelas fotografias premiadas no concurso com o mesmo nome, e que estará patente até final de fevereiro.

Outro momento alto do festival foi ainda, no dia 26 de janeiro, a sessão de entrega dos prémios do concurso juvenil de fotografia e pintura de natureza e do concurso GENERG - Fotógrafo de Natureza do Ano. 7 categorias (Parque Natural Local Vouga Caramulo - Vouzela, Paisagem, Fauna, Flora e Fungos, Aves, Repteis e Anfíbios e Arte Fotográfica) despertaram o interesse de 87 fotógrafos que enviaram mais de 1800 fotografias.

Manuel Malva foi o grande vencedor do prémio Fotógrafo de Natureza do Ano, com um prémio de 1.500 euros.


A oitava edição do CINCLUS - Festival de Imagem de Natureza de Vouzela foi uma organização do Município de Vouzela e da Comissão CINCLUS e contou, este ano, novamente com o apoio do Grupo GENERG

Sem comentários: