Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 2 de março de 2018

Concurso Nacional de Leitura 2018 decorreu com grande sucesso

No dia 21 de fevereiro, decorreu a primeira fase (concelhia) da 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2018, na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. 

Nesta iniciativa marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira que enalteceu o facto deste Concurso ser o primeiro evento realizado nestas novas instalações, referindo, ainda, que a Biblioteca é uma importante ferramenta no complemento à componente letiva. 

Por sua vez, a Vereadora Clara Vieira mencionou o livro como uma excelente forma de alimentar a alma. Este Concurso tem como objetivo estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, destinando-se aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário. 


Sagraram-se vencedores no 2º Ciclo: Matilde Antunes (1º lugar), Carolina Silva (2º lugar) e Lia Almeida (3º lugar); no 3º Ciclo: Tiago Silva (1º lugar), Luís Lameirão (2º lugar) e João Pedro Silva (3º lugar) e no Secundário: Bruno Castro (1º lugar), Rita Simões (2º lugar) e Francisco Batista (3º lugar). O Júri deste Concurso foi constituído por Paixão Pinto (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares), Manuel Tojal (Bibliotecário Municipal) e Dulce Martinho (Professora de Português do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades). 

Neste âmbito, foi proclamado um recital sob o título “Lendas Sonoras de Oliveira de Frades” de Luís Costa, da Associação Binaural/Nodar. 

O recital incluiu três lendas do concelho (Anta de Paranho de Arca, Pedra no Ar e Ponte do Cunhedo), que foram envoltas num ambiente sonoro e visual contemporâneo, potenciando, assim, novas leituras e apropriações de histórias perdidas na bruma dos tempos. 

Desta forma, foi vivido um momento cultural, associando a leitura às lendas e tradições de Oliveira de Frades. 

Sem comentários: