Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Câmara de Vouzela prestou homenagem à Banda de Paços de Vilharigues, à empresa Multisac, a Lino Vinhal e à população do concelho

O concelho de Vouzela assinalou o feriado municipal no dia 14 de maio. O Município prestou homenagem, em sessão solene, à empresa Multisac, à Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, a Lino Vinhal e à população do concelho em virtude dos fogos florestais de outubro de2017.



“Este é o momento por excelência em que evidenciamos o premiamos o valor, o empenho e a dedicação de pessoas e instituições que se notabilizam ou notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos, contribuindo diariamente para o desenvolvimento e afrimação da nossa terra”, referiu no seu discurso o Presidente da autarquia, Rui Ladeira.

Instalada em Vouzela desde 2008, a Multisac é uma empresa que se dedica à produção de embalagens flexíveis, operando nos mercados da industria química, farmacêutica e alimentar, representado esta última 98% da sua produção.

Exporta diretamente cerca de 11% da sua produção para Espanha, Angola, Canadá e Marrocos e de forma indireta 30%. O volume de negócios do grupo atingiu, em 2017, sete milhões e trezentos mil euros. Emprega 41 pessoas.
 
“O apoio que a Multisac e o seu líder, João Ricardo Rodrigues, conferem às cusas locais de índole social, desportiva e cultural são notáveis pelo auxílio que dispendem sempre que solicitados pela autarquia e coletividades. Agradecemos a aposta que fazem e continuam a fazer no nosso concelho, a riqueza que criam, a dinâmica que imprimem ao nosso tecido empresarial”, evidenciou Rui Ladeira.

Com noventa anos de história, a Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues conta atualmente com cerca de 40 elementos. Possui uma escola de música gratuita para jovens de ambos os sexos que queiram aprender música, nomeadamente instrumentos de sopro e percussão. Em 2000 cria o Grupo de Cantares que conta com a presença de três gerações: netos, folhos e avós.

Trata-se de uma coletividade que muito tem feito em prol da cultura do concelho e que tem crescido graças ao empenho e trabalho desenvolvido por quem dela faz parte, quer sejam músicos, maestro, direção e restantes órgãos sociais, realçou o edil.

Advogado de formação, Lino Vinhal, nascido na localidade de Vales, freguesia de Campia, tem o seu percurso profissional ligado à àrea da Comunicação Social. A estrutura que lidera, o grupo Media Centro, integra 7 edições de jornais regionais diferentes e três rádios locais. Deste universo faz parte o semanário Notícias de Vouzela “um dos principais símbolos de Vouzela, um dos jornais de maior tiragem do país e uma referência no atual panorama da comuniciação social regional”, adiantou Rui Ladeira.

Teve preponderância associativa na sua freguesia, passando pelo Centro Social de campia, Associação Póvoas Amigas e Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Milagres.

“Orgulhoso de Vouzela, Lino Vinhal defende, promove e investe na sua terra. O concelho agradece-lhe o encantamento e a reverência”. 

As homenagens terminaram com a evocação do esforço da população de Vouzela face aos fogos florestais de outubro de 2017. “Na edição de 2018 do Feriado Municipal quisemos vincar verdadeiramente a dimensão municipal desta cerimónia prestando homenagem à população do nosso concelho que defendeu, muito para além das suas forças, um território afetado por um incêndio de uma dimensão e violência ate´então totalmente desconhecidas por nós”.

Para Ru Ladeira, embora a reconstrução seja uma fase igualmente dificil, “o caminho da superação que todos estamos a tentar fazer só é possível graças à coragem e à estoicidade dos Vouzelenses. Para mim foi, e continua a ser, uma lição de vida!”, concluiu.

A marcar a distinção, o autarca entregou uma placa aos 9 presidentes de junta do concelho, na sua opinião “legítimos representantes das populações e que têm sido o nosso principal apoio na estratégia de reconstrução do concelho”, rematou.

Mostrando-se orgulhosos com a distinção, os homenageados agradeceram ao município a distinção.


Seguiu-se a sessão de cumprimentos  no final da cerimónia.

Sem comentários: