Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 26 de março de 2019

Rotary Viseu Promove o Dia Mundial da Floresta



Mais de 150 crianças do Ensino Pré-escolar de Cavernães, alunos do 1º Ciclo de Cavernães e alunos do 5º e 6º anos da Escola Básica de Mundão celebraram, no dia 21 de março, no Parque Ambiental de Cavernães, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Durante toda a manhã os alunos, acompanhados pelos seus professores e por técnicos das entidades parceiras do programa do Rotary Club de Viseu “Dar Vida à Floresta e à Comunidade”, tiveram a oportunidade de fruir da beleza e dos equipamentos lúdico-desportivos e contactar com as diversas espécies de árvores existentes no Parque. 

Os alunos participaram, ainda, num Peddy Paper à “Descoberta do Parque Ambiental de Cavernães”, num Workshop sobre “Aves de Rapina” promovido pelo CERVAS, numa demonstração das atividades desenvolvidas pelo SEPENA da GNR, bem com, nos jogos pedagógicos “Um Rio com Vida” e “À Procura de um Líquido Precioso”. A atividade terminou com grande entusiamo por parte dos alunos, que assistiram à devolução de um Gavião à natureza, que esteve em recuperação no CERVAS.


A participação ativa dos alunos nas diferentes atividades lúdico-pedagógicas permitiu sensibilizar a comunidade escolar para a importância de preservação da natureza, do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta.

Para o Presidente do Rotary, Guilherme Almeida, o programa “Dar Vida à Floresta e à Comunidade” mobilizou um conjunto de vontades e de parceiros locais e nacionais e inspirou os alunos do Agrupamento de Escolas de Mundão e a Comunidade de Cavernães a refletir sobre o nosso papel enquanto cidadãos e enquanto comunidade na preservação e no respeito pelo meio ambiente. “Estamos a concluir um mês intenso de atividades com: plantação de um bosque de cerca de 3000 árvores autóctones, workshop de espécies vegetais e plantas aromáticas, concurso de desenho, escultura e expressão escrita, exposição “Dar Vida à Floresta com Arte”, palestras pedagógicas e de sensibilização ambiental e a comemoração do dia mundial da floresta, que vão marcar a sensibilidade e a educação ambiental dos alunos que participaram no programa.”

O Parque Ambiental de Cavernães está mais atrativo e preparado para o receber e para o surpreender.

Sem comentários: