Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Bloco de esquerda questiona novamente o SEPNA, desta vez directamente com o director, Coronel Vítor Manuel Roldão Caeiro, após sucessivas queixas sobre a ribeira de Dardavaz

O Bloco de Esquerda tem denunciado desde 2018 a poluição da ribeira de Dardavaz. Após as sucessivas comunicações e perguntas a diferentes entidades locais e nacionais, conseguimos ver reduzida a intensidade das descargas através dos colectores das águas pluviais, mas não as da ETAR. No entanto ambas continuam.

 Este é mais um caso de óbvio desleixo das autoridades locais, visto que as fontes de poluição têm origem tanto em empresas privadas, como numa ETAR pública. Lembramos as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Tondela que dizia que a espuma era natural e formada pelo bater da água nas rochas.

 As descargas ilegais são feitas através dos coletores de águas pluviais da Zona Industrial da Adiça, bem como das águas rejeitadas pela ETAR da mesma zona industrial. As populações sempre temem as chuvas, que atualmente são aproveitadas para mascarar  uma contaminação regular e fatal para toda a região!

 O Bloco de Esquerda questionou o Director do SEPNA  acerca das diligências tomadas para punir os prevaricadores, tendo em conta a regularidade das descargas; se se têm repetido as averiguações e se tem conhecimento de alguma diligência adicional da APA-ARHC; se já tem conhecimento dos resultados das análises à água realizadas pela APA-ARHC há cerca de 8 meses; se foram realizadas novas análises e se poderão ser realizadas análises às águas subterrâneas.

 No início do ano de 2019 o Bloco de Esquerda, realizou análises às águas que comprovaram que “…claramente as duas águas (riacho e poço) são impróprias para consumo quer humano quer animal uma vez que existe uma elevada contaminação bacteriológica nos dois sistemas." O SEPNA informou-nos da realização de análises oficiais pela APA-ARHC cujo resultado continuamos a aguardar.

 A mencionada ribeira desagua no Rio Criz, curso que tem captações para consumo humano, que por sua vez, é um afluente do Rio Dão, junto à Albufeira da Aguieira, um dos locais de captação de água para consumo humano do sul do distrito de Viseu e de vários concelhos do distrito de Coimbra.

 Preocupam-nos as consequências da contaminação da água desta ribeira, o consumo por animais, ou no seu uso nos campos agrícolas, bem como o desconforto e afastamento provocado pelo mau cheiro, a contaminação dos solos e a destruição dos ecossistemas próximos.


No dia 21 de Setembro no Largo do Tanque, em Dardavaz, às 17 horas, vamos falar com a população e com quem pretenda esclarecimentos sobre a água, como a usar e proteger enquanto recurso natural, que tanto tem de escasso como de essencial. A conversa é acompanhada de um lanche partilhado.

Sem comentários: