Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

ESTUDOS PROMOVIDOS PELO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FRADES E PELA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

 Entre 14 e 25 de setembro está a ter lugar uma campanha de escavações arqueológicas na Mamoa da Cumeeira, que se encontra após a Zona Industrial, próximo do estaleiro industrial da Lourizela. Estes trabalhos inserem-se no projeto de investigação da Universidade do Algarve sobre o megalitismo de Lafões aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2020-2023. 


Promovidos por iniciativa do Município e Museu Municipal de Oliveira de Frades, estes trabalhos resultam de um protocolo de colaboração firmado com aquela universidade que tem em vista a escavação, estudo e valorização deste rico património oliveirense. 














CAMPANHA DE ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NA MAMOA DA CUMEEIRA


Com esta primeira edição dos trabalhos de campo dá-se início ao estudo da Mamoa da Cumeeira, e têm como objetivo a caracterização da arquitetura deste momento préhistórico e a sua datação, bem como proceder ao seu levantamento tridimensional através de fotogrametria. 



Os elementos recolhidos irão futuramente enriquecer a Sala de Arqueologia do Museu Municipal de Oliveira de Frades. Dia Aberto com Visitas Guiadas Antecipando as Jornadas Europeias do Património, na quinta-feira, dia 24 de setembro, entre as 9:30 h e as 16:00 h, decorrerá um Dia Aberto, com a abertura destes trabalhos ao público.


 Os responsáveis pelos trabalhos estarão disponíveis para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir às escavações naquele horário, sem necessidade de marcação prévia. Devem estacionar na Via Estruturante, entre a Rotunda da Zona Industrial de Oliveira de Frades (cubos) e o estaleiro da Lourizela e depois contatar 961 786 064, para um dos elementos da equipa os acompanhar até ao local dos trabalhos. Durante as visitas serão cumpridas das regras da DGS. Para mais informações podem contatar 961 786 064.

Sem comentários: