Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Presidente da Câmara de Vouzela inaugurou Torre de Vilharigues

O Presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, inaugurou ontem, ao final da amanhã, a requalificação da Torre de Vilharigues.

A inauguração realizou-se a seguir à tradicional Festa de Santo Amaro, que se realiza todos os anos a 15 de janeiro, tendo estado presentes, para além dos vereadores da autarquia, presidentes de junta e associações locais, algumas dezenas de pessoas.

“Esta é uma obra concretizada ao longo de 10 anos, foi um processo demorado que começou com um estudo prévio, seguindo-se a execução do projeto, a apresentação e discussão pública, muito participada pela população e onde sentimos bastante apreço pela obra, e a construção física. O processo culminou com o dia de hoje, em que aproveitámos a data da Festa de Santo Amaro para mostrarmos à freguesia esta obra”, referiu o autarca.

O projeto assenta em características de reversibilidade e tem uma “abordagem moderna” considera Telmo Antunes. Foram utilizados ferro na estrutura, madeira nos pisos e vidro nas fachadas, a pedra existente foi limpa e consolidada.

A obra teve financiamento de 85% do QREN e um custo total de 427 mil euros, valor mais baixo do que o previsto na adjudicação salientou o edil. “As obras normalmente têm trabalhos a mais, esta teve a menos”, frisou.  

“A adesão das pessoas é extraordinária, temos recebido os parabéns e quando nós, que gerimos dinheiro público e o aplicamos em obras que as pessoas gostam, é também um sinal de satisfação e de dever cumprido”, salientou Telmo Antunes.

Relativamente à dinamização do espaço, o autarca informou que foi aprovado em reunião de câmara promover um concurso de ideias, pelo que a autarquia aguarda pelas sugestões dos munícipes.

Depois da Torre de Alcofra, esta é a segunda torre medieval a sofrer obras de requalificação, faltando apenas a de Cambra, não se perspetivando para já o início das mesmas.


Sem comentários: