Espaço de notícias da região centro

domingo, 20 de janeiro de 2013

Presidente da Câmara manifesta oposição contra mega agrupamento que será criado no concelho de Vouzela


Tendo tomado conhecimento da eventual intenção do Governo em criar um agrupamento de escolas em Vouzela, resultante da agregação dos órgãos de gestão do Agrupamentos de Escolas de Campia e da Escola Secundária de Vouzela, o Presidente da Câmara oficiou ontem, dia 17 de janeiro, o Secretário de Estado da Administração Escolar no sentido de manifestar a sua total oposição.
 
Segundo o autarca, no processo de auscultação que o Ministério da Educação levou a efeito sobre esta matéria, todas as entidades que foram ouvidas se pronunciaram contra esta solução.
 
“As propostas possíveis apresentadas foram, em primeiro lugar, manter os atuais três órgãos de gestão; em segundo, agregar os 3 órgãos de gestão num único ou agregar a Escola Secundária com o Agrupamento de Escolas de Campia, tendo sido esta última a que mereceu maior oposição por parte dos auscultados - Agrupamento de Escolas de Campia, Agrupamento de Escolas de Vouzela, Escola Secundária de Vouzela, Câmara Municipal de Vouzela e Conselho Municipal de Educação”, refere o autarca.
 
No entender de Telmo Antunes, o Governo escolheu a pior das soluções, “pelo que não será difícil perceber a total oposição dos autarcas, dos órgãos de gestão escolares, dos funcionários, das associações de pais, dos alunos e da população em geral a esta solução, que, como referi, vai ao arrepio daquilo que é defensável para o concelho de Vouzela em matéria de gestão escolar”, sublinha.
 
Para o autarca, o distanciamento entre as duas sedes dos dois agrupamentos (mais de 20 km) e o facto de um outro agrupamento (Agrupamento de Escolas de Vouzela com 438 alunos) ficar fora desta agregação permitem concluir que não existe qualquer ganho pedagógico com a solução apresentada.
 
“Também do ponto de vista económico-financeiro, esta a solução não traz qualquer poupança para o erário público, na medida em que vão ter que ser pagas ajudas de custo nas deslocações de dirigentes, professores e funcionários”, conclui.
 
A fim de apresentar pessoalmente os seus argumentos, o Presidente da Câmara de Vouzela solicitou ainda ao Secretário de Estado uma reunião com carácter de urgência.
 

Sem comentários: