Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sessão de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística contou com a presença de 50 empresários da região

O Município de Vouzela e a Turismo Centro de Portugal promoveram, hoje, dia 30 de abril, no Auditório Municipal de Vouzela, uma sessão pública de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística.

A sessão teve como principal objetivo divulgar os instrumentos de financiamento que ainda estão disponíveis no atual quadro comunitári, bem como aqueles que se prespetivam para o próximo, o CRER 2020.

A abrir a sessão, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, enalteceu o trabalho da Turismo Centro de Portugal na área do apoio à atividade turística, realçando também o trabalho de parceria desenvolvido com a autarquia de Vouzela e que "volta a dar frutos", com a realização desta iniciativa.

Rui Ladeira considera o turismo e o desenvolvimento económico dois pilares essenciais da ação do  executivo que lidera, tendo dado a conhecer algumas das medidas em curso nestas áreas, nomeadamente a criação do gabinete de apoio ao empresário, o lançamento a curto prazo da incubadora de empresas, a inauguração do albergue de montanha, um equipamento que dará apoio à rota do Caminho de Santiago, mas também ao Centro de BTT que será inaugurado em julho e a intenção de criar dois núcleos museológicos ligados à atividade ferroviária e à imprensa. O autarca espera ainda criar brevemente um pacote de programas conjuntos com especialistas na área da biologia, fotografia, alojamento e restauração para dinamização dos percursos pedestres do concelho.

Felicitando o presidente da câmara de Vouzela pelo dinamismo que está a imprimir na área do Turismo, Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro adiantou que as previsões apontam para o crescimento do setor, com uma previsão de 744 milhões de pessoas em todo o mundo a consumir turismo até 2030. "Por isso vale a pena investir na atividade turística, até porque pela primeira vez o turismo tem um eixo específico no próximo quadro comunitário e a informação que temos disponível é que em outubro, novembro teremos avisos abertos para o financimento deste setor", frisou. 

As apresentações versaram sobre a iniciativa Jessica (mecanismo de reabilitação e regeneração urbana), Fundo Revitalizar Centro e os Custos de Contexto (facilitação dos negócios na hotelaria e restauração.

Assistiram à sessão cerca de 50 empresários da região.


Sem comentários: