Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 10 de junho de 2014

Vouzela recebe conferência sobre educação estética e artística

Vouzela vai receber, no dia 31 de maio, no Cine-teatro João Ribeiro, a primeira conferência do 3º Ciclo de Conferências subordinado ao tema “O papel da Escola na fruição dos universos culturais”, uma iniciativa promovida pela Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE) -  Ministério da Educação e Ciência, em colaboração com a Câmara Municipal de Vouzela, Centro de Formação da Associação de Escolas Castro Daire e Lafões e com os Agrupamentos de Escolas de Vouzela, Castro Daire, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul.

A atividade procura fazer um balanço sobre o modo como os diferentes intervenientes vivenciaram o Programa de Educação Estética e Artística em contexto escolar (PEEA), dando voz aos docentes, aos responsáveis de diferentes instituições culturais e às crianças, procurando debater e refletir as implicações das aprendizagens das artes em estreita colaboração com a cultura. Pretende-se, igualmente, saber como é que a escola pode ensinar as diferentes formas de arte, investindo as crianças e jovens de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.

A conferência contará com a presença de Luís Filipe Santos, Subdiretor-Geral da Educação, de Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, de Raquel Ferreira, Diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela, e de Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça.


Para além das individualidades referidas, também se encontrará presente a Equipa de Educação Artística (EEA) e alguns docentes dos Agrupamentos de Escolas de Vouzela, de Oliveira de Frades, de Castro Daire, de Vouzela e Campia e de S. Pedro do Sul, que participarão num Painel sobre as Práticas de Educação Artística, moderado por José Maria Martins, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Castro Daire/Lafões.

Sem comentários: