Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Abre no dia 8 de agosto, pelas 21H30, a edição 622 da Feira de São Mateus. O momento de inauguração terá lugar na “porta de São Mateus” com a chegada da Orquestra Infusão às várias portas da Feira, depois de uma arruada que parte de diversos pontos do Centro Histórico.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, realizará a abertura com a ligação da iluminação da Feira e dará as boas-vindas aos primeiros milhares de visitantes. Às 23 horas, realiza-se o espetáculo piromusical com um tributo a Augusto Hilário.
A edição 2014 da Feira de São Mateus, que se estende até 14 de setembro, marca o início de um projeto de revitalização do certame, apresentando diversas novidades. “Os primeiros fundamentos da nova Feira são lançados este ano”, prometeu Almeida Henriques.
Uma nova imagem envolvente, uma iluminação original e alterações nas artérias do campo darão um ambiente mais atrativo e qualificado ao certame.
280 feirantes e expositores distribuem-se pelos 14 mil metros quadrados de área ocupada, num total de 50 mil. Com diversas zonas de animação e dois palcos (o “Palco Viriato” e o “Palco Orfeão”), a Feira promete 70 espetáculos e mais de 120 eventos, oferece 30 restaurantes e tascas e apresenta algumas dezenas de divertimentos.
Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira, Blind Zero, Paulo Gonzo, João Pedro Pais, Linda Martini, entre outros, atuarão no Palco Viriato da Feira de São Mateus deste ano.
A programação de 2014 recupera ainda algumas tradições deste evento histórico como o fogo-de-artifício, o cinema na feira e o “Dia de Viriato” que promete, 85 anos depois da última edição, peddypapers sobre o herói mítico de Viseu, visitas e um “mercado” de Viriato”, entre outras surpresas.
No capítulo das inovações, o Dão será pela primeira vez “vinho oficial”, com um espaço de promoção durante um mês, e a cidade ganha o “Viseu Lounge” para “ativar a sua marca” e apresentar o empreendedorismo regional, com destaque para a tecnologia “TOMI”. Visitas guiadas do centro histórico à Cava de Viriato e à Feira de São Mateus estão também programadas para 10 dias.
Pela primeira vez, os acessos no certame serão registados e controlados mecanicamente, por um sistema de torniquetes eletrónicos, reforçando a gestão das visitas e a segurança do recinto. Um inquérito aos visitantes será também realizado no âmbito de um estudo relativo ao impacto socioeconómico do certame.
Dos 38 dias de feira, 17 dias terão entrada paga (a 2,5, 5 ou 7 euros), três dos quais para fins de solidariedade. Pela primeira vez serão disponibilizadas ao público bilhetes para famílias e famílias numerosas (com descontos entre os 25 e os 30 por cento) e um passe geral (para toda a feira).
Para a abertura estão convidados os presidentes de câmara municipal de Viseu Dão Lafões, assim como os presidentes de câmara da Plataforma da A25, do Porto e de Coimbra. Para Almeida Henriques, “a Feira de São Mateus é um grande evento popular da cidade-região e um cartaz que se quer ligar às Beiras, ao Porto, ao país”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “2014 é um novo ponto de partida para a Feira, mas não um ponto de chegada. Temos a ambição de, nos próximos anos, revitalizar a autenticidade e atratividade da feira e criar as memórias das novas gerações. Reconciliá-la com o seu passado e projetá-la no futuro. Este ano damos passos promissores.”

Sem comentários: