Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Espaço do Cidadão de Vouzela abriu a 2 de agosto

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugurou o Espaço do Cidadão de Vouzela, no passado dia 2 de agosto, numa sessão que contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

O novo espaço funciona como um balcão único que disponibiliza vários serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

Esta rede, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS).
“Depois do encerramento de serviços na área da saúde e da agricultura e na perda de outros na Comarca de Vouzela, a inauguração deste espaço vai permitir repor alguma justiça aos vouzelenses que tanto têm perdido nos últimos anos. Por isso, quando nos propuseram criar o primeiro Espaço do Cidadão da área da CIM Viseu Dão Lafões abraçámos logo o projeto”, referiu, durante a inauguração, Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela.
“Este é um espaço que consideramos muito importante pelo serviço de proximidade que fornece ao concelho de Vouzela e aos concelhos limítrofes”, adiantou o autarca.
Rui Ladeira lançou ainda ao Ministro do Desenvolvimento Regional o desafio de continuar a interceder pelos municípios de baixa densidade populacional, nomeadamente procurando aumentar as taxas de comparticipação no próximo quadro comunitário de apoio.
“Em Vouzela, precisamos de mais investimento, precisamos que aumentem as comparticipações para termos capacidade de realizar projetos que consideramos estruturantes para o nosso concelho, nomeadamente a ampliação da zona industrial de Campia, a 2ª fase das obras da regeneração urbana da vila de Vouzela, a incubadora de empresas e a valorização do património natural”, adiantou.
Satisfeito com a abertura do Espaço do Cidadão de Vouzela, nas palavras do ministro “o mais bonito” que inaugurou até à data, Miguel Poiares Maduro adiantou que o governo vai avançar com uma reforma profunda da organização dos serviços de atendimento, reforma essa que considera “geradora de proximidade e não de afastamento dos cidadãos”.
A intenção do governo é integrar os diferentes serviços públicos de atendimento em espaços comuns criando, pelo menos, uma Loja do Cidadão em cada município. “E Vouzela vai ser um dos primeiros municípios a ter uma Loja do Cidadão e a beneficiar dessa estratégia de reestruturação dos serviços públicos”, adiantou Miguel Poiares Maduro.
O Espaço do Cidadão de Vouzela, para além dos serviços já existentes no extinto Balcão Multiserviços, conta com mais 5 entidades, a saber: IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) responsável pelo projeto Porta 65 e o SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

O Espaço do Cidadão de Vouzela está na Av João de Melo e funciona com horário alargado: de segunda a sexta das 8h30 às 13h e das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.

Sem comentários: