Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ministro do Desenvolvimento Regional inaugurou Rota do Pastel de Vouzella

Cerca de 200 pessoas, entre entidades e convidados, assistiram no passado sábado, dia 2 de agosto, à inauguração da Rota do Pastel de Vouzella, presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

A inauguração teve início pelas 17h, no Largo do convento, local que assinala também o ponto de partida desta rota que passa por mais 11 locais da vila onde se confecionaram e confecionam, na atualidade, os pasteis de Vouzela.

A rota foi conduzida pelo Conselheiro Morais de Carvalho e esposa, personagens interpretadas pelo ator Pedro Giestas e por Celeste Carvalho, proprietária da Casa Museu e promotora do projeto.

O percurso inaugural foi encurtado e passou pela casa da família João Cardoso Figueiredo (atual Residencial Ferreira), edifício do Notícias de Vouzela (antiga casa da Celestinha do Vigário) e casa de Teresinha Castanheira, terminando no espaço do Mercado Municipal onde decorreu a degustação do pastel e do folar de Vouzela.

Na inauguração, o Presidente da Câmara, Rui Ladeira, felicitou os promotores do projeto pela ideia, destacando o exemplo da rota como uma boa parceria entre a autarquia e investidores privados. 

Enaltecendo também a importância do projeto, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional referiu que, no seu entender, aproveitar o pastel de Vouzela – que é confecionado nesta vila do distrito de Viseu há quase 200 anos – para promover uma rota é um exemplo do que pode ser feito a nível local para criar riqueza, atratividade económica e emprego.

“Esta rota parece-me uma iniciativa particularmente louvável e o tipo de iniciativas que temos de apoiar em termos de competitividade assente no território. Porque inova a partir de um produto tradicional, como é o pastel de Vouzela, e ajuda a divulgar ainda mais esse produto, e ajuda a criar uma nova atividade e a fomentar o turismo”.



Sem comentários: