Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015


Festival de Imagem de Natureza regressa a Vouzela nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro

 

 

Vouzela volta a ser palco do Cinclus- Festival de Imagem de Natureza, o único evento do género a acontecer no país, e que este ano se realizará nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

 

O V Cinclus Fest, promovido pelo Município de Vouzela, recebe pela quinta vez consecutiva os maiores nomes nacionais da imagem de natureza, numa iniciativa que conta uma vez mais com o patrocínio do Grupo Generg e da Turismo do Centro e colaboração da National Geographic, Fnac, Comercial Foto, Canon Foto e Fotocamo.

 

Já confirmadas estão as presenças dos fotógrafos Ricardo Guerreiro, Luís Quinta, Jacinto Policarpo, Luís Afonso, Carlos Rio, João Nunes da Silva, Gonçalo Lemos, Tiago Magalhães,  Miguel Claro e o vouzelense João Cosme. Como ilustradora científica estará presente Joana Bruno e o orador internacional será o espanhol Oriol Alamany, conhecido pelas suas fotografias e reportagens sobre temas de natureza e viagens.

 

O programa conta ainda com a exposição “Momentos na Natureza” de Francisco Calado, que estará patente no Museu Municipal de Vouzela e com palestras destinadas às escolas do concelho que acontecerão durante a semana que antecede o evento.

 

A iniciativa decorre uma vez mais no cine-teatro e a entrada é gratuita.

 


facebook.com/cinclusfest

 

 

Oradores convidados:

 

Jacinto Policarpo

Nascido a 12 de Outubro de 1981 na cidade do Montijo, durante toda a sua infância e adolescência praticou desporto, estando sempre relacionado com a natureza e atividades ao ar livre. Professor de Educação Física de formação, Fotógrafo de Natureza por paixão.

Iniciou-se no mundo da Fotografia de Natureza em 2008, sempre com o objetivo de através da sua visão do mundo natural, promover a divulgação e conservação das espécies e dos mais belos recantos naturais.

 

Gonçalo Lemos

Natural da Marinha Grande, Gonçalo Lemos é fotógrafo profissional de natureza. Desde 2005 que se dedica à fotografia de natureza, tendo-se especializado principalmente em fotografia noturna. Trabalha principalmente em projetos de conservação tendo em mãos mais recentemente o projeto Gigantes da Floresta onde retrata as árvores monumentais do País. Desde junho de 2013 que é um dos fotógrafos do projeto internacional, Meet Your Neighbours, um projeto que visa dar a conhecer a vida selvagem que vive mais perto de nós. Publica regularmente em várias revistas com destaque para a National Geographic Portugal. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, possui trabalhos publicados em vários sites e livros sobre fotografia noturna e astrofotografia. Amante da natureza no usufruto, na sua forma de viver e na fotografia.

 

 

Carlos Rio

Nascido em Fão, concelho de Esposende, há 51 anos, Carlos Rio, considerando-se um fotógrafo naturalista, pretende em primeiro lugar partilhar conhecimentos, dar a conhecer as espécies e esperar que as suas fotografias mudem algumas mentalidades no que à conservação e preservação da natureza diz respeito, para além dos objetivos óbvios de uma profissão.

O ano de 2014 foi marcado pela edição do seu último trabalho, “Aves do Estuário do Cávado - Guia de campo Quercus” e pelo trabalho praticamente a tempo inteiro de levantamento fotográfico das espécies no concelho de Albergaria-a-velha.

 

 

João Nunes da Silva

João Nunes da Silva nasceu em Lisboa. É fotógrafo de natureza freelancer há mais de 20 anos. Autor de quatro livros e de inúmeros artigos para diversa imprensa nacional e estrangeira de natureza e viagens, onde se incluem a BBC Wildlife e National Geographic. Criou o banco de imagens Ilustranatur, especializado em fotografia de natureza, com um arquivo composto por milhares de imagens, não só de Portugal, mas também doutros locais do globo. Tem efetuado inúmeros levantamentos fotográficos sobre património natural e histórico para diversas entidades. As suas fotografias têm igualmente sido utilizadas na promoção da natureza portuguesa em eventos no estrangeiro.

 

Tiago Magalhães

Tiago Magalhães nasceu a 26 de Maio de 1990 na cidade de Vila Real. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua paixão pelo mundo natural. Dedica-se desde 2008 à fotografia quando adquiriu a sua primeira camera reflex. É a partir de 2010 que se dedica de um modo mais sério à fotografia, nomeadamente a Fotografia de Natureza e Vida Selvagem. Para isso, tem desenvolvido estudos individuais na área do comportamento animal e dos seus habitats de modo a poder usufruir de todas as situações que caracterizam cada espécie, permitindo-lhe adquirir experiências e competências para concretizar as suas imagens. Em 2012 da forma e nome ao seu grande projeto fotográfico “Metamorfoses de uma vida” com o qual pretende mostrar a riqueza biodiversa das borboletas de Portugal e alertar para a conservação das espécies e dos seus habitats.

 

 

Miguel Claro

Miguel Claro é fotógrafo profissional, autor e comunicador de divulgação científica na área da Astronomia. É também o fotógrafo oficial da ‘Reserva Dark Sky Alqueva’ e membro da equipa de formadores ‘Fotonature’. Colabora ainda com a revista National Geographic Portugal, com a Ciel et Espace, e a Astronomy magazine. As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas nos diversos meios de comunicação social, nas mais prestigiadas revistas e páginas internacionais como a ‘Astronomy Picture of the Day’ da NASA.

 

 

Luís Afonso

Nasceu em 1972 e reside atualmente em Lisboa. Comprou a sua primeira máquina fotográfica em janeiro de 1997, mas foi apenas em 2005 que começou a fotografar com mais intensidade. Dá formação na área da fotografia no projeto Fotonature e já viu as suas fotografias publicadas em várias revistas e jornais portugueses, bem como em algumas publicações estrangeiras. Foi premiado pelas suas fotografias de natureza, tendo ganho um primeiro e um terceiro prémios em solo nacional. A sua primeira exposição individual teve lugar em 2009 em Inglaterra. Tem uma paixão muito especial pela ilha do Porto Santo onde já expôs o seu trabalho por duas vezes (2010 e 2012). Desde 2008 fotografa exclusivamente paisagem natural.

 

Luís Quinta

Colaborador regular da National Geographic Magazine e da revista Visão. Publicou mais de um milhar de artigos e reportagens na imprensa nacional. Diversos artigos e imagens publicadas na imprensa internacional. Autor de vários livros e colaborador em muitos outros. Formador na área da fotografia de natureza. Guia de passeios e safaris fotográficos em Portugal e estrangeiro. Vários prémios de grande destaque em concursos de fotografia de natureza em Portugal e no mundo. Co-autor do filme de história natural - Arrábida da Serra ao Mar e Almada entre o rio e o mar.

 

 

Joana Bruno

Joana Bruno é ilustradora científica e desenvolve materiais para comunicação de Ciência. É mestre em Ilustração Científica pelo Instituto Superior de Educação e Ciências e pela Universidade de Évora, com o projeto final intitulado: «Vertebrados fósseis do Cretácico e Cenozóico de Angola: a comunicação e divulgação de Ciência através da Ilustração Científica». É formadora de pintura digital na ETIC e trabalha como ilustradora científica freelancer, tendo trabalhos publicados em livros, museus e sítios arqueológicos. Participa regularmente em exposições de ilustração a nível nacional e internacional. Ilustradora premiada pela Casa das Ciências, é membro da Guild of Natural Science Illustrators (GNSI), e editora executiva do Journal of Natural Science Illustration.

Sem comentários: