Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Município de Viseu atribui subsídios para reabilitar habitações de 52 famílias carenciadas
Financiamento de 340 mil euros começou hoje a ser distribuído. Novo concurso tem dotação de 420 mil euros
 
 
A Câmara Municipal de Viseu entregou esta quarta-feira, a 52 famílias carenciadas do concelho, a primeira tranche de 30% dos subsídios para a reabilitação das suas habitações.
 
Os apoios aprovados ascendem a 340 mil euros e, no máximo, a 15 mil euros por família.
 
As obras nas habitações destinam-se à recuperação ou construção de casa de banho e ligações de águas e esgotos, à substituição de coberturas, a uma nova instalação elétrica, à reabilitação de cozinhas degradadas ou com falta de condições básicas, à substituição de caixilharias, portas e janelas ou à reabilitação da fachada.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “este é um investimento positivo numa política inclusiva. Em Viseu, não abrimos mão de promover uma habitação de qualidade para todos, olhando a quem mais precisa e menos tem. Precisamos de combater a precariedade na habitação e fomentar a coesão social do concelho. Damos o exemplo ao Estado Central, que tem desinvestido no apoio à habitação.”
 
Com este apoio, o Município financia em média 60% dos custos das obras. O investimento total será de 574 mil euros, sendo a restante parte assegurada pelas famílias, empresas ou coletividades solidárias.
 
Os projetos de arquitetura e engenharia das obras nas habitações foram desenvolvidos gratuitamente por nove gabinetes de arquitetura e engenharia de Viseu. “É um exemplo de responsabilidade social que devemos destacar e procurar multiplicar”, defendeu Almeida Henriques.
 
Os apoios dirigem-se especialmente à camada mais idosa da população. A média de idades dos beneficiários é de 61 anos. O mais novo tem 23 anos e o mais idoso 63.
 
Entre as freguesias do concelho com mais apoios atribuídos contam-se Faíl e Vila Chã de Sá (7), Campo (7), Silgueiros (5), Viseu (5), Abraveses (4), Orgens (4), Repeses e São Salvador (4).
 
Para 2015, a Câmara Municipal de Viseu tem já aberto novo concurso, com um orçamento de 420 mil euros. As candidaturas podem dar entrada até 15 de abril, sendo avaliadas pela empresa municipal de habitação social Habisolvis.

Sem comentários: