Espaço de notícias da região centro

sábado, 20 de junho de 2015

Cristina Bolborea expõe em Viseu a partir de 10 de junho
Exposição da grande ceramista romena estará patente na Quinta da Cruz e, complementarmente, no Museu Nacional Grão Vasco
 
A exposição de cerâmica "Lugares onde estarei", de Cristina Bolborea, inaugura esta quarta-feira, 10 de junho, pelas 16 horas, na Quinta da Cruz, em Viseu, onde permanecerá até 30 de agosto.
 
A exposição chega a Viseu por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa parceria entre a Câmara Municipal de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco e o Instituto Cultural Romeno.
 
Algumas peças referenciais da exposição estarão ainda patentes no Museu Nacional Grão Vasco.
 
A artista plástica romena alcançou em Lisboa e Coimbra 94 mil visitantes. A exposição foi acolhida consecutivamente no Museu Nacional do Azulejo (Lisboa) e no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).
 
Segundo a curadoria da exposição, “são exibidas peças em cerâmica, integradas em ciclos temáticos obsessivos, cujo traço dominante parte quer da cromática (Siena, Chamo-me turquesa), quer do perfil do objeto, reinterpretado no espírito da cerâmica (as joias – Joias da caixa negra, os tecidos – Tapetes dos mestres), ou da maneira gráfica em que estão ‘marchetados’ (Agulhas de cipreste, Lugares onde estarei, Cada região deserta tem um centro)”. A artista propõe “uma diversidade espantosa, testemunhando tanto a facilidade de natureza alquímica - ao deslocar do seu reino específico realidades deste mundo para o da cerâmica - como também de um imaginário incandescente, explosivo, que seduz pela força com que projeta ilusões”.
 
Cristina Bolborea é uma artista romena com uma intensa atividade. Doutorada em Artes Plásticas e Decorativas pela Universidade Nacional de Belas-Artes de Bucareste, é professora catedrática e desenvolve, desde 2000, atividades de investigação científica na mesma instituição. Cristina Bolborea é curadora de exposições de arte decorativa contemporânea nas galerias Orizont, Galateea (Bucareste) e no Centro Cultural Palatele Brâncovenești (Mogoșoaia).
 

Sem comentários: