Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 2 de março de 2016

Execução dos projetos do Orçamento Participativo de Viseu


Acordos para uma “execução descentralizada, eficiente e de proximidade” são celebrados nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Viseu celebrou no dia 1 de março, acordos de cooperação com uma dezena de entidades parceiras para a execução dos sete projetos vencedores do 2º Orçamento Participativo de Viseu.
A cerimónia teve lugar pelas 10H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcando assim o arranque da fase mais aguardada do projeto pela comunidade.
A opção de descentralizar a execução destes projetos, em oito freguesias, a entidades parceiras visa, segundo o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “assegurar mais celeridade, proximidade e eficiência”.
As Juntas de Freguesia de Orgens e Repeses e São Salvador, assim como a Associação Grão Vasco assinam o protocolo de cooperação para a execução do projeto “Laços de Comunidade”, aquele que arrecadou o primeiro lugar.
A Junta de Freguesia do Campo assina um protocolo de delegação de competência, respeitante ao projeto “Apeadeiro de Cultura e Lazer Jorge Braga da Costa”, classificado em segundo lugar.
Já a Junta de Freguesia de Ribafeita celebra um contrato-programa com o Município para a execução do projeto “Balneário público junto à Igreja de Ribafeita”, ao qual foi atribuído um terceiro lugar. Nos mesmos moldes contratuais, também a Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador colabora na execução de um dos projetos da sua área geográfica, a “Requalificação de um moinho de água em Vildemoinhos”, classificado em quarto lugar.
Já as Juntas de Freguesia de Abraveses e São João de Lourosa estarão presentes para a assinatura de protocolos de delegação de competência. A primeira para o projeto “Novo piso para recreio das Escolas”, quinto classificado, e a segunda para o projeto “Recuperação da Escola Dona Henriqueta”, sexto vencedor.
Em relação ao sétimo vencedor, “Escola de Artes de Silgueiros”, a Junta de Freguesia de Silgueiros e o Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros (GRUTEA), assinam protocolos de colaboração com o Município.
Recorde-se que o 2º Orçamento Participativo de Viseu anunciou os seus vencedores a 19 de novembro de 2015, na Assembleia Municipal de Viseu. Nesta edição, dedicada exclusivamente às freguesias do concelho, saíram vencedores sete projetos e oito freguesias (Orgens, Repeses e São Salvador, Campo, Ribafeita, Abraveses, São João de Lourosa e Silgueiros), num orçamento total que ascende os 168 mil euros.

Sem comentários: