Espaço de notícias da região centro

sábado, 26 de março de 2016

Iniciativa é promovida pelo Gabinete de Inserção Profissional de Vouzela e pelo IEFP, Município de Vouzela promove reflexão sobre maus-tratos na infância durante o mês de abril

Iniciativa é promovida pelo Gabinete de Inserção Profissional de Vouzela e pelo IEFP,
Município de Vouzela promove reflexão sobre maus-tratos na infância durante o mês de abril

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela (CPCJ), com o apoio de todos os seus parceiros, vai promover pelo segundo ano consecutivo o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, uma comemoração que decorre durante o mês de abril, em todo o território nacional e internacional.

Com o objetivo de despertar a consciência da comunidade para o seu papel na prevenção dos maus tratos infantis e juvenis, promover a prática de uma parentalidade positiva nas famílias (sem recurso a comportamentos violentos) e consciencializar crianças e jovens para os seus direitos e deveres,a CPCJ de Vouzela irá desenvolver um conjunto de atividades que se integram nesta vertente preventiva.

O dia 1 marca o arranque do programa, com a divulgação das iniciativas na página do facebook da autarquia, no dia 7 de abril a história do “Laço Azul” será divulgada junto dos alunos do concelho e distribuído um calendário temático de atividades aos pais e encarregados de educação. No dia 16 de abril irá assinalar-se o Dia Municipal da Juventude e da Amizade, com a construção de um laço humano no Parque da Liberdade, pelas 15h30. A 20 de abril, pelas 14h30, sessão de formação alusiva ao tema “O papel das entidades de primeira linha no sistema de proteção – CNPCJR”. No dia 23, realiza-se a Assembleia Municipal, durante a qual um elemento da CPCJ irá apresentar aos deputados daquele órgão um texto referente ao mês dos maus tratos na infância. No dia 26 tem lugar a Assembleia Municipal da Juventude, com o tema “Discriminação, preconceito e racismo” e no dia 27 a conferência “(Em) conversas sobre” - Alienação Parental – o mau-trato invisível.

Trata-se de um programa vasto e diversificado e que a autarquia espera que seja muito participado pela comunidade vouzelense.


Sem comentários: