Espaço de notícias da região centro

sábado, 26 de março de 2016

Viseu recebe congresso histórico com olhos postos no mistério da Cava de Viriato


Município de Viseu e Instituto de Estudos Medievais apresentam iniciativa esta quarta-feira, pelas 15 horas, na Casa da Ribeira


O Município de Viseu e o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa apresentam esta quarta-feira, 23 de março, pelas 15 horas, na Casa da Ribeira, a organização do congresso “Viseu, do Império ao Reino”, que se realizará na cidade no mês de Abril.

O congresso traz a Viseu 23 especialistas em arqueologia e história deste período e colocará em destaque o papel e a história política de Viseu entre a queda do Império Romano e a emergência da nacionalidade, num período compreendido os séculos IV e XII. Entre muitos outros investigadores, serão oradores José Mattoso, Quirós Castillo, Manuel Luís Real e Stuart Brookes.

No programa do congresso encontram-se comunicações que prometem apresentar novas interpretações para a Cava de Viriato, cuja origem permanece envolta em mistério, mas também para a evolução histórica de espaços emblemáticos de Viseu como a urbe antiga e a Sé.

Participam da apresentação pública desta quarta-feira o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e a Subdiretora do Instituto de Estudos Medievais, Catarina Tente.

Sem comentários: