Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cristina Rodrigues apresenta em Viseu projeto artístico “O Sudário”


Criação é composta por peças de linho produzidas na Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde.

A arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues apresentou no dia 13 de Outubro no museu municipal da Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde, o seu projeto de criação artística “O Sudário”, desenvolvido em parceria com o Município de Viseu.
Participaram desta apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e a Vereadora da Cultura, Odete Paiva.

Inspirada no Sudário de Turim, peça de linho apresentada como o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte, a nova obra de arte de Cristina Rodrigues é composta por duas peças de linho produzidas em Várzea de Calde.

A obra de arte "O Sudário" terá a sua antestreia em Viseu, na Quinta da Cruz, dia 28 de Outubro, e será posteriormente apresentada em Dezembro, na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka, no que constitui uma estreia de Portugal.

Para o Presidente da Câmara, “este projeto reveste-se de um especial significado na valorização de um produto artesanal e histórico de excelência de Viseu, que é o linho.”

Nas palavras de Cristina Rodrigues, “já há algum tempo desejava trabalhar com Viseu por se tratar do mais importante núcleo nacional de produção e transformação artesanal de linho”.

A participação de Cristina Rodrigues na Bienal de Arte de Colombo reveste-se de especial prestígio com a presença de outros grandes nomes como Madelon Vriesendorp ou os vencedores do Turner Prize de 2016, Assemble Studio.

Sem comentários: