Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

“Roteiro Viseu Participa” realizou-se no dia 2 de novembro
Assembleia participativa do OP Jovem em curso e visita a projetos vencedores da edição de 2015 do OP integram roteiro
O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, realizou  no dia 2 de novembro, o “Roteiro Viseu Participa”, aberto a toda a comunidade.
O roteiro teve início pelas 9 horas, na Escola Profissional Mariana Seixas, na rua Direita, no dia em que a comunidade escolar realiza a sua primeira assembleia, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem e Escolar de Viseu 2016.
O novo Orçamento Participativo (o maior do país de âmbito jovem) teve o seu início no arranque oficial do ano letivo 2016-2017 e as propostas já estão a ser formuladas em 13 estabelecimentos de ensino secundário, profissional e superior do concelho.
A manhã continuou com uma visita de acompanhamento ‘in loco’ aos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2015. Na freguesia de Orgens será apresentado um balanço final do projeto de inclusão social “Laços de Comunidade”, pelas 10 horas, seguindo-se as inaugurações do “Apeadeiro de Lazer e Cultura Jorge Braga da Costa”, na freguesia do Campo, e do “Balneário Público de Ribafeita”.
O “Roteiro Viseu Participa” terminou com uma visita ao projeto da Escola de Artes de Silgueiros, também vencedor do Orçamento Participativo 2015, e que se desenvolve a bom ritmo com o trabalho do Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros (GRUTEA).
Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “estes são projetos que falam já por si. São projetos desejados, rapidamente postos no terreno e que têm a marca da participação e do envolvimento da comunidade de Viseu.”
Almeida Henriques salienta o compromisso do Município de Viseu em aprofundar a cultura da democracia participativa em Viseu. “Com um pé nos projetos concluídos ou em execução, e outro numa nova experiência com as escolas secundárias, profissionais e de Ensino Superior, o Município não abre mão de levar a experiência da participação a todo o concelho”.
O “Roteiro Viseu Participa” visa convidar a comunidade de Viseu a conhecer “por dentro” a execução dos projetos eleitos pelos cidadãos na edição de 2015 do Orçamento Participativo, numa prática de transparência e apresentação de resultados.
Com a terceira edição do Orçamento Participativo, atualmente em curso, o Município soma um orçamento já superior a meio milhão de euros para este mecanismo de participação.

Sem comentários: