Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Viseu junta esforços para combater a progressão da diabetes

Viseu junta esforços 
para combater a progressão da diabetes

Existem 6755 diabéticos em Viseu. Sensibilização e rastreio precoce são os principais instrumentos de prevenção da doença

Até 18 de novembro, o Município de Viseu e uma rede de parceiros do setor da Saúde realizam uma agenda intensiva de sensibilização da comunidade local, especialmente dos jovens e seniores, para a prevenção da diabetes, doença que tem registado uma progressão preocupante no país. A educação para a doença, o rastreio precoce e um estilo de vida saudável são considerados os principais e melhores instrumentos de combate.
“Em Viseu, existem 6755 diabéticos e cerca de mil novos casos são diagnosticados anualmente. Estes dados não podem ser ignorados pelo Município e pela nossa rede de agentes de saúde. A prevenção e a qualidade de vida são os melhores ‘travão’ à progressão da doença e, por esse motivo, pomos um marcha um plano de sensibilização e rastreio junto dos públicos de risco”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. 
O Município associa-se assim ao Desafio Gulbenkian “Não à diabetes!”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala esta segunda-feira, 14 de novembro, em conjunto com entidades como o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o ACES Dão Lafões e as suas unidades de Cuidados da Comunidade e de Coordenação Funcional da Diabetes, diversas juntas de freguesia do concelho, Escola Superior de Educação de Viseu e a Associação Comercial do Distrito.
Durante estes dias, Viseu veste também os tons azuis e faz alusão à prevenção da diabetes em vários suportes espalhados pelo centro da cidade. As Unidades de Saúde Familiar estarão também aptas, com a colaboração dos seus médicos e enfermeiros internos, a realizar rastreios ao risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2, entre os dias 14 e 18 de novembro.
O programa de iniciativas arrancou já na passada semana com uma ação de informação e rastreio da doença em diversas freguesias. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Viseu percorreu as freguesias de São Cipriano e Vil de Souto, Repeses e São Salvador e São João de Lourosa, sensibilizando os munícipes para os riscos associados e as formas de prevenção da diabetes, avaliando também o risco de desenvolvimento da doença através de rastreios gratuitos.
Esta segunda-feira, as iniciativas de sensibilização serão realizadas junto de crianças e jovens e do público sénior.
Mais de 200 alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica de Vildemoinhos e do Colégio da Via Sacra participarão de uma ‘aula saudável’ com vista à discussão de estilos de vida ativos e preventivos. De manhã, pelas 9H30, a caravana passa por Vildemoinhos; à tarde, pelas 15 horas, será a vez do Colégio Via Sacra.
Também o público do programa da “Atividade Sénior”, em particular o grupo de diabéticos, será abrangido nesta iniciativa, a partir das 14H30, no Pavilhão Cidade de Viseu, beneficiando de um conjunto de indicações úteis e cuidados práticos, mas também de workshops médicos.
As ações de sensibilização junto da comunidade escolar do 1º ciclo continuam entre os dias 15 e 18 de novembro, desta vez nos cinco Agrupamentos do concelho. A iniciativa abrangerá mais 180 crianças e contará com a colaboração da ACES Dão Lafões e da Escola Superior de Educação de Viseu.
Também esta segunda-feira, o Hospital de São Teotónio presta homenagem ao médico Pedro Henriques, considerado um dos lutadores pioneiros da causa da diabetes em Viseu.  O nome do especialista ficará associado à unidade que no hospital trata e acompanha os doentes da diabetes. A homenagem terá lugar às 11 horas, na presença da família.
O programa de prevenção da diabetes termina a 18 de novembro com uma prova de orientação noturna, pelas 21 horas, e um magusto-convívio para todos os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do email educacaoterapeutica@gmail.com
O programa do Dia Mundial da Diabetes é promovido pelo Município de Viseu, em parceria com a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes e a Unidade de Cuidados na Comunidade da ACES Dão Lafões, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a Escola Superior de Educação de Viseu, a Freguesia de Viseu e a Associação Comercial do Distrito de Viseu.
A programação completa da iniciativa está disponível em http://www.cm-viseu.pt/doc/Eventos/2016/A3Prog2016.pdf  

Sem comentários: