Espaço de notícias da região centro

sábado, 19 de novembro de 2016

Viseu vai fazer retrato coletivo de meio milhar de edifícios do seu Centro Histórico


Iniciativa única acontece este sábado. Registo fotográfico e caracterização técnica sumária serão realizados por 180 profissionais e estudantes de todo o país

Viseu recebe este sábado, 19 de Novembro, uma iniciativa singular e inovadora. 180 profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia, da arquitetura e do património, vindas de todo o país (especialmente de Viseu, Coimbra, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Covilhã, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Lisboa), irão produzir um retrato coletivo a 486 edifícios do seu Centro Histórico, juntando um levantamento fotográfico a uma caracterização técnica sumária desse edificado.
A iniciativa, batizada de “FREEZE VISEU”, está integrada no projeto municipal “Viseu Património”, voltado para a investigação, a proteção e a valorização do património cultural de Viseu, coordenado por Raimundo Mendes da Silva a convite do Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O “FREEZE VISEU” constitui, assim, um instantâneo coletivo à escala do Centro Histórico, de observação e registo técnico e fotográfico da “zona especial de proteção” da Sé de Viseu, e simultaneamente um momento de valorização social e pública do património edificado do coração do Centro Histórico da cidade.
O “retrato” será multidimensional, registando aspetos diversos da traça e da identidade do edificado, num único dia, entre as 10 e as 18 horas. O ponto de encontro será o Auditório Mirita Casimiro.
A participação no “FREEZE VISEU” é gratuita, com inscrição prévia obrigatória, enviando email para oviseupatrimonio@cmviseu.pt com indicação de nome, idade, formação, situação profissional, email e telemóvel e ainda a instituição ou entidade que integra (quando aplicável).
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no website do Município de Viseu, aqui: http://www.cm-viseu.pt/doc/Eventos/2016/VIFREEZENOV2016.pdf

Sem comentários: