Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Almeida Henriques defende aposta nas "Smart Cities" na reprogramação do PORTUGAL 2020


Smart Cities Tour arrancou hoje em Portimão para falar de “governação”

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Secção das “Smart Cities” da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Almeida Henriques, defendeu esta quarta-feira “uma aposta na dimensão imaterial das cidades na reprogramação do Portugal 2020 e do próximo ciclo de fundos estruturais, com especial ênfase na política de Smart Cities”.

“O Portugal 2020 não apresenta hoje uma visão integrada sobre as cidades nem instrumentos de apoio à eficiência e à inovação urbanas”, justificou o autarca.

A posição foi hoje defendida em Portimão, no arranque das “Smart Cities Tour 2017”, iniciativa da ANMP com a Universidade Nova de Lisboa e o apoio da PT. O “tour” que passará ao longo deste ano pelas cidades de Portimão, Évora, Cascais, Viseu e Vila Nova de Gaia, visando conhecer tendências, soluções e exemplos de cidades inteligentes nos domínios da governação, energia, sociedade e qualidade de vida, mobilidade, economia e inovação.

No workshop realizado hoje em Portimão, a experiência de Viseu foi um dos exemplos apresentado no domínio da governação municipal participativa.

Os resultados destes workshops da “Smart City Tour 2017” serão apresentados ainda em junho deste ano, na Conferência Internacional ZOOM Smart Cities, na qual participarão alguns dos mais importantes especialistas nacionais e internacionais em matéria de cidades inteligentes.
À data, são 124 os municípios portugueses aderentes ao grupo das “Smart Cities” da ANMP.

Sem comentários: