Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Viseu é amanhã centro do debate nacional sobre política de transportes públicos


Evento conta com mais de 200 inscritos e acolhe demonstração de veículo elétrico para transporte de pessoas completamente autónomo, desenvolvido em Portugal

Terá lugar amanhã, quarta-feira, a partir das 10H30, na Pousada de Viseu, a Conferência “Mobilidade: Planear, Financiar, Contratualizar”, organizada pela “Transportes em Revista” com o apoio do Município de Viseu, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da ANTROP (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros).

O evento irá debater a aplicação, oportunidades e desafios do novo regime jurídico dos serviços públicos de transporte de passageiros, nomeadamente em contexto metropolitano, intermunicipal e municipal, nas vertentes de planeamento, financiamento, concessão e operação, e nos diferentes modos de transporte.

Entre os oradores estão o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Presidente da ANTROP, Luís Martins, e Paulo Cutileiro. Almeida Henriques apresentará, neste fórum, as políticas de nova estruturação da mobilidade local preconizadas no MUV – Mobilidade Urbana de Viseu.
O evento, cujo programa conta com diferentes painéis de especialidade (programa aqui), conta com mais de 200 inscritos.

Paralelamente, a Organização promove ainda, de forma inédita em espaço público, a demonstração de um veículo elétrico (“MOVE”) para transporte de pessoas e mercadorias completamente autónomo, desenvolvido em Portugal. Segundo os seus promotores, trata-se de um “shuttle inteligente” dotado de um “sistema absolutamente fiável em todas as condições atmosféricas, limpo do ponto de vista ambiental, prático e flexível que funciona tanto em zonas privadas como semipúblicas”. 

O MOVE liga diferentes locais e é monitorizado remotamente.
A demonstração terá lugar amanhã, pelas 12H30, no parque de estacionamento da Pousada de Viseu.

Sem comentários: