Espaço de notícias da região centro

domingo, 19 de março de 2017

Município de Viseu conquista três certificados de acessibilidade


Biblioteca Municipal e Paços do Concelho sobem no nível de acessibilidade atribuído pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade atribuiu hoje três Certificados de Acessibilidade ao Município de Viseu, decorrente da avaliação realizada no início deste ano. 

A primeira certificação ocorreu em 2012 e foi atribuída ao edifício dos Paços do Concelho e à Biblioteca Municipal. Ambos os espaços municipais renovam agora a sua certificação e sobem do nível “Funcional” para “Amigável” e “Excelência”, respetivamente.

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva conquista o Certificado de Acessibilidade “Excelente”, o melhor de três níveis de certificação. Os espaços de circulação amplos e confortáveis à circulação e o facto de todas as zonas da Biblioteca serem acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida são alguns dos pontos que justificam a avaliação do Instituto. 

Além disso, destaca-se ainda a disponibilização de documentos e equipamentos de apoio a utilizadores invisuais e a dinamização de ações para diversas faixas etárias.

Também o edifício da Câmara Municipal de Viseu (Paços do Concelho) subiu de nível e é distinguido com o Certificado de Acessibilidade “Amigável”, nível 2, avaliação relativa aos espaços do Atendimento Único, Salão Nobre, Presidência e Vereação. Atendendo a que este é um edifício centenário, várias intervenções de adaptação têm sido levadas a cabo pelo Município de Viseu nos últimos anos. 

A avaliação salienta os acessos exteriores, atualmente servidos com pavimento tátil de orientação, e os equipamentos de acesso, nomeadamente elevadores e plataformas elevatórias, que asseguram a circulação dos cidadãos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “garantir a qualidade de vida para todos, os que cá vivem e nos visitam, é um compromisso prioritário. 

O reconhecimento que hoje recebemos faz justiça ao forte empenho do Município em tornar esta uma cidade mais acessível. As intervenções do Viseu Acessível e do Viseu Seguro estão a dar bons frutos”.

O Município de Viseu recebeu ainda um terceiro certificado na área do Turismo Acessível. A equipa do ICVM avaliou a acessibilidade em diversos espaços da cidade, propondo um percurso acessível a todos os turistas com mobilidade reduzida. 

Este percurso engloba vários pontos de atração turística de Viseu e contempla ainda espaços de restauração, alojamento e entretenimento ou lazer, possibilitando uma experiência de visita diversificada, segura e confortável aos turistas. 

O pavimento podotátil, a organização do mobiliário urbano, a acessibilidade do Funicular, as entradas e equipamentos acessíveis nos principais pontos turísticos, a oferta de espaços públicos verdes e os transportes públicos adaptados são alguns dos pontos fortes destacados no relatório de avaliação.

No panorama da mobilidade urbana, Almeida Henriques destaca ainda o novo modelo de mobilidade em curso – o MUV - , que prevê a intervenção na atual Central de Transportes de Viseu, garantindo a nova infraestrutura condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida. “Será um passo importante e com reflexos muito positivos para todos os que elegem Viseu como cidade para estudar, viver ou visitar”, salienta. 

Sem comentários: