Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Biblioteca Municipal de Viseu vai duplicar

Biblioteca Municipal de Viseu vai duplicar capacidade de utilização pública
Município reforça medidas de segurança no Centro Histórico e contrata reforço de patrulhamento à PSP

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 6 de Abril, a abertura de concurso público para a obra de ampliação e requalificação da Biblioteca D. Miguel da Silva.
O investimento ascende a 313 mil euros e visa ampliar a capacidade de utilização pública do equipamento, através da construção de uma nova sala de leitura, que irá nascer no terraço do imóvel, com uma área útil de 240 m2.
A obra deverá permitir duplicar a capacidade existente na atual sala de leitura, fazendo subir os atuais 72 postos disponíveis para um número que pode chegar a 160 lugares. Por outro lado, irão ainda ser criados 6 lugares de leitura ao ar livre.
A obra permitirá ainda, por outro lado, melhorar o comportamento térmico e de isolamento do edificado, resolvendo problemas estruturais de infiltrações no equipamento.
O projeto é da responsabilidade do arquiteto Alexandre Marques Pereira.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, destaca a importância da obra que “responde à procura crescente do público da biblioteca”“Este investimento reveste-se de um carácter muito simbólico no ano da comemoração do 15º aniversário da Biblioteca”, acrescenta.
Na reunião hoje realizada, a Câmara Municipal aprovou ainda a atribuição de um incentivo financeiro do programa VISEU INVESTE a um investimento empresarial da VISIPAPEL.
O projeto de investimento ascende a 1,4 milhões de euros e permitirá aumentar a capacidade produtiva da empresa, criando em termos líquidos mais cinco postos de trabalho. O Município irá, ao abrigo deste incentivo, atribuir um valor equivalente a 73 por cento das taxas municipais efetivamente pagas.
Por outro lado, a Câmara deliberou ainda o avanço de obras de extensão da rede de saneamento básico nos lugares de Póvoa de Bodiosa e de Almargem, num investimento superior a 1 milhão de euros.
Segundo Almeida Henriques, “este é mais um investimento tornado possível pela boa saúde financeira da Águas de Viseu e que visa continuar a incrementar a cobertura da rede de saneamento em todo o concelho”.
Deliberada foi ainda a atribuição de apoios financeiros aos promotores locais de festivais de folclore no ano de 2017, num valor global de 10 mil euros. A medida visa apoiar o esforço de coletividades locais na promoção das tradições do folclore, na capacitação da sua produção e no intercâmbio cultural.
Nesta sessão, o Presidente da Câmara apresentou ainda medidas de reforço segurança no Centro Histórico da cidade, na sequência de ocorrências e queixas recebidas.
Assim, e de forma a garantir o reforço do patrulhamento policial do Centro Histórico, a Câmara irá contratar o serviço gratificado da Polícia de Segurança Pública, permitindo colocar no terreno uma equipa de agentes que assegurará a vigilância de segunda-feira a sábado, entre as 22H e as 2H da manhã, e aos domingos, entre as 20H e as 24H.
Este reforço terá um custo mensal de 3000 EUR ao Município.
“O Município está, mais uma vez, a substituir-se ao Estado Central neste papel de segurança pública, ao suportar o custo de um reforço de patrulhamento”, afirma Almeida Henriques. “A segurança dos cidadãos está em primeiro lugar, mas é uma resposta temporária à necessidade já diagnosticada de reforço de meios e efetivos da Polícia de Segurança Pública na cidade, razão que me fez já solicitar uma audiência com a Senhor Ministra da Administração Interna”, esclarece o autarca.
Este policiamento adicional, iniciado no dia de ontem, acresce ao patrulhamento já existente no Centro Histórico que inclui uma patrulha regular das 8H às 20H, 7 dias por semana, e o decorrente do Contrato Local de Segurança firmado com o Município, com ação entre as 18H e as 24H de segunda a sexta-feira, e uma equipa de intervenção rápida de quinta-feira a sábado das 20H às 4H da manhã.
Em curso está também o projeto conducente à instalação de câmaras de vídeo vigilância no Centro Histórico, ligadas à PSP. A primeira fase deverá abranger 17 zonas da cidade, a maior parte das quais no Centro Histórico e na envolvente do Rossio.
Por outro lado, a Câmara Municipal tem também em curso uma revisão das condições de iluminação no Centro Histórico. Foram detetadas anomalias em 39 candeeiros/projetores de iluminação pública, dos quais grande parte já foram corrigidos, prevendo-se até ao final da semana a correção da totalidade das anomalias.
Foram também identificados locais pontuais onde se promoverá o reforço da iluminação, nomeadamente na Rua dos Loureiros, Rua do Gonçalinho e Rua Nossa Senhora da Boa Morte.

Sem comentários: